Santa Catarina - A Copa do Brasil adotou o atual formato com 86 clubes em 2013. De lá para cá, o torneio nacional tem tido confrontos entre clubes do Campeonato Brasileiro da Série A cada mais cedo. Na atual temporada, por exemplo, os rivais catarinenses Avaí e Figueirense já vão se enfrentar na Segunda Fase. O Leão conquistou o acesso na Série B em 2014, enquanto o Figueira se manteve na elite.
O primeiro confronto, ainda sem data para acontecer, será no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Se o Figueirense vencer por dois ou mais gols de diferença, eliminará o jogo de volta. A Segunda Fase da Copa do Brasil, até aqui, tem seis confrontos definidos, mas outros serão conhecidos entre quarta e quinta-feira.No ano passado, a Copa do Brasil teve o primeiro jogo envolvendo clubes da Série A do Brasileirão na Terceira Fase. O Corinthians eliminou o Bahia. Na Terceira Fase, obrigatoriamente, os clubes fazem dois jogos. Se em relação a 2015, o confronto da elite "demorou" para acontecer no ano passado, em relação a 2013 foi um passo a frente.
No primeiro ano com a atual fórmula de disputa, a Copa do Brasil só teve seus duelos de Brasileirão a partir das oitavas de final. Naquela oportunidade, o Goiás encarou o Fluminense, enquanto o Atlético Mineiro duelou com o Botafogo. O Grêmio ainda pegou o Santos e o Flamengo jogou com o Cruzeiro.
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com oito títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com seis conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Há 11 anos, torneio mais importante da América do Sul adotou o atual formato
Leia a notícia completaRegulamento:
Com 86 clubes, a Copa do Brasil é disputada em sistema de mata-mata ao longo de sete fases. Nas duas primeiras, o clube visitante estará livre da partida de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores.
Os clubes da Libertadores, Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Internacional e São Paulo entrarão no torneio a partir das oitavas de final, assim como o Fluminense - melhor colocado no Brasileirão abaixo dos clubes da Libertadores.