São Paulo - A edição 2016 da Copa do Brasil terá início nesta quarta-feira com cobertura total do Sr. Goool e um desafio a mais para os clubes que atuam fora de casa. A vantagem dos clubes visitantes, de eliminar o jogo de volta em caso de vitória por dois ou mais gols de diferença, tem sido pouco utilizada nas últimas temporadas. No ano passado, por exemplo, dos 40 duelos da Primeira Fase, 30 tiveram a partida de volta.
O mesmo cenário foi visto nos dois primeiros anos da nova fórmula de disputa do torneio nacional. Em 2013, só 11 clubes conseguiram avançar de fase sem a necessidade da segunda partida. Se há três anos a Copa do Brasil registrou o melhor desempenho entre os visitantes, em 2014 ocorreu a pior situação. Nada menos do que 31 partidas tiveram ida e volta.Entre quarta e quinta-feira serão realizados 11 jogos pela Primeira Fase. Dos 80 clubes da fase inicial, apenas Aparecidense, Galvez, Genus, Guarany, Inter de Lages, Juazeirense, Linense, Parauapebas e Red Bull debutarão na Copa do Brasil, segundo levantamento do Sr. Goool.
A Copa do Brasil não contará com todos os seus 15 campeões na temporada 2016. As ausências, desta vez, serão de Paulista e Santo André. O clube de Jundiaí não disputa o torneio desde 2012, enquanto o Ramalhão esteve na última edição da Copa do Brasil.
Sem falar que a edição 2016 da Copa do Brasil estará desfalcada de dez clubes das Séries B e C do Campeonato Brasileiro. A Série B não terá quatro clubes na Copa do Brasil. Campeão da Série C, o Vila Nova não conquistou sua vaga para o torneio. O mesmo aconteceu com o Tupi, outro clube que obteve o acesso em 2015. Já Luverdense e Oeste escaparam do rebaixamento na Série B, mas não tiveram sorte com as vagas na Copa BR.
Desrespeito ao RGC, porém, é o menor dos problemas do clube que atrasa salários e viu seu elenco ficar sem comida
Leia a notícia completaBons desafios!
Seis dos 40 jogos da Primeira Fase na Copa do Brasil, segundo levantamento do Sr. Goool, serão duelos entre campeões estaduais. Santos-AP x Santos-SP, Remo-PA x Vasco-RJ, Ríver-PI x Goiás-GO, Rio Branco-ES x Santa Cruz-PE, Gama-DF x América de Natal-RN e Imperatriz-MA x Fortaleza-CE.
O primeiro estágio do torneio nacional ainda terá seis confrontos entre representantes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, dois a mais do que em 2015. Brasil-RS x Atlético Paranaense-PR, Remo-PA x Vasco-RJ, Ríver-PI x Goiás-GO, Ypiranga-RS x Atlético Goianiense-GO, Confiança-SE x Flamengo-RJ e Tombense-MG x Fluminense-RJ.
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com seis conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Em relação aos clubes, Cruzeiro e Grêmio são os maiores campeões com quatro títulos cada, um a mais do que Flamengo, Corinthians e o atual campeão Palmeiras. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.
Com 86 clubes, a Copa do Brasil é disputada em sistema de mata-mata ao longo de sete fases. Nas duas primeiras, o clube visitante estará livre da partida de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores.
Neste ano, o gol fora de casa na final da Copa do Brasil não fará diferença. Em caso de empate na pontuação, a decisão será nos pênaltis.
Os clubes da Libertadores, Atlético Mineiro, Corinthians, Grêmio, Palmeiras e São Paulo entrarão no torneio a partir das oitavas de final, assim como o Internacional - melhor colocado no Brasileirão - abaixo dos clubes da Libertadores.