Rio de Janeiro - Flamengo, Sport e Juventude estrearam com o pé esquerdo na Copa do Brasil. O trio, aliás, poderá engrossar a lista de clubes campeões eliminados ainda na Primeira Fase desde que o torneio adotou o atual formato em 2013. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, Criciúma e Santo André - nos últimos três anos - foram os únicos campeões que caíram logo na fase inicial.
Campeão em 1991, o Criciúma foi o primeiro vencedor do torneio a ser eliminado na Primeira Fase. Em 2014, o Tigre foi derrotado, por 2 a 0, pelo Londrina no Paraná. Na volta, a vitória do clube catarinense, por 2 a 1, não adiantou nada. Em 2015, foi a vez do Santo André - campeão em 2004 - se despedir precocemente do torneio nacional. O Ramalhão foi derrotado pelo Goiás, por 1 a 0, nas duas partidas.Na atual edição da Copa do Brasil, o Flamengo - campeão em 1990, 2006 e 2013 - foi derrotado pelo Confiança, por 1 a 0, em Aracaju. O clube carioca precisa de um triunfo por dois ou mais gols de diferença, em casa, para não ser eliminado na Primeira Fase. Campeão em 1999, o Juventude empatou, por 1 a 1, com o Tocantinópolis fora de casa e evitará o desastre com uma simples vitória em Caxias do Sul.
A pior situação, contudo, é do Sport - campeão em 2008. O Leão da Ilha tem grandes chances de aumentar a lista dos campeões eliminados na fase inicial do torneio nacional. O representante pernambucano foi derrotado pelo Aparecidense, em Goiás, por 2 a 0. Agora, o Sport necessitará de um triunfo por três ou mais gols de diferença.
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com seis conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
São 11 clubes da elite nacional, sendo que as oito primeiras colocações estão com o primeiro escalão
Leia a notícia completaRegulamento:
Com 86 clubes, a Copa do Brasil é disputada em sistema de mata-mata ao longo de sete fases. Nas duas primeiras, o clube visitante estará livre da partida de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores.
Neste ano, o gol fora de casa na final da Copa do Brasil não fará diferença. Em caso de empate na pontuação, a decisão será nos pênaltis.
Os clubes da Libertadores, Atlético Mineiro, Corinthians, Grêmio, Palmeiras e São Paulo entrarão no torneio a partir das oitavas de final, assim como o Internacional - melhor colocado no Brasileirão - abaixo dos clubes da Libertadores.