São Paulo - A Copa do Brasil é o momento único de um chamado pequeno clube enfrentar um dos grandes do país com a possibilidade de se classificar e seguir na rota por uma vaga na Libertadores. A Primeira Fase, com partida única, deixa tudo ainda mais imprevisível. Mas nem todos os dirigentes pensam em seus clubes e, principalmente, em seus torcedores. Tanto é verdade que a etapa inicial do torneio nacional começará nesta terça-feira e terá ao longo da semana alguns clubes que venderam o mando de campo.
Boavista e Madureira, ambos do Rio de Janeiro, deixaram de lado o fator campo e a possibilidade dos seus torcedores verem dois clubes do Brasileirão para tentarem ganhar mais dinheiro e privilegiarem os fãs dos rivais. O Boavista receberá o Internacional na quarta-feira, às 19h30, no Estádio Olímpico Regional Arnaldo Busatto, em Cascavel. O palco paranaense é muito mais propício para a torcida colorada. A possibilidade de gerar mais receita ao Boavista é real, mas as chances de classificação diminuem em campo neutro.
A grande maioria dos mandantes, no entanto, valorizará seu torcedor. O duelo de abertura será na terça-feira, às 20 horas, no Estádio Lomato Júnior, interior baiano, entre Vitória da Conquista e Boa Esporte. Nesta semana, os jogos serão realizados entre terça e quinta-feira. A Primeira Fase terminará apenas em 7 de fevereiro.
Apesar das duas primeiras etapas serem disputadas em partidas únicas, a Copa do Brasil já não é tão assim um atalho para a Libertadores. Os clubes precisam enfrentar oito longas fases. A não ser que seu clube do coração seja um dos participantes da Libertadores (Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Cruzeiro, Flamengo, Vasco e Chapecoense), ou campeão da Copa do Nordeste (Bahia), ou campeão da Copa Verde (Luverdense), ou campeão da Série B (América Mineiro). Todos esses participantes entrarão apenas nas oitavas de final, enquanto os outros 80 participantes da Primeira Fase lutarão por apenas cinco vagas nas oitavas.
Mas uma coisa é certa, todos os clubes já não vão mais precisar se preocupar com o gol fora de casa. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que tinha acabado com o "gol qualificado" na final, estendeu o critério para toda a edição 2018. O gol fora de casa não valerá mais "dois".
Fora da Copa!Em relação aos campeões da Copa BR, a presença é quase total. Haverá apenas duas ausências na próxima temporada - Paulista e Santo André, ambos do interior de São Paulo estarão fora. Enquanto isso, Cruzeiro, atual e maior vencedor da competição, Grêmio, Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Vasco e Santos entrarão apenas nas oitavas de final por causa da disputa da Libertadores. Já Atlético Mineiro, Sport, Fluminense, Juventude, Internacional e Criciúma estarão no torneio desde o início.
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com sete conquistas, contra seis de Minas Gerais. Já o Rio de Janeiro ficou com cinco. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Sem vencer e na degola, Tricolor tem o menor número de vitórias, o maior de derrotas e a pior defesa
Leia a notícia completaRegulamento:
A Copa do Brasil 2018 terá como novidade o fim do "gol qualificado". A CBF já tinha derrubado o "gol qualificado" na final, mas agora a regra também passou para todas as fases com duas partidas. Em caso de igualdade nos pontos e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
O torneio será disputado em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Primeira Fase contará com 80 clubes e será definida em partida única. Em caso de empate, o melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes avançará. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Todas as outras fases, por outro lado, serão com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores (Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Cruzeiro, Flamengo, Vasco e Chapecoense), o campeão da Copa do Nordeste (Bahia), o campeão da Copa Verde (Luverdense) e o campeão da Série B (América Mineiro).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.