São Paulo - É chover no molhado - com o perdão do senso comum - dizer que Santos e Palmeiras farão a primeira final paulista da Copa do Brasil ou a terceira entre clubes do mesmo Estado, uma vez que o Rio de Janeiro foi protagonista, em 2006, com Flamengo e Vasco e Minas Gerais ganhou os holofotes, em 2014, com Atlético e Cruzeiro. A decisão entre Peixe e Verdão ultrapassa os limites do torneio nacional que dá ao campeão uma vaga à Libertadores. Segundo o levantamento do Sr. Goool, a Copa do Brasil se tornou o sexto campeonato nacional ou regional a registrar uma final entre clubes de São Paulo.
Neste levantamento, o Sr. Goool só considerou competições com mata-mata. A Série A do Campeonato Brasileiro, por exemplo, até 2003 - ano do início dos pontos corridos -, registrou seis decisões entre clubes de São Paulo. A primeira aconteceu em 1978, quando o Guarani surpreendeu o Palmeiras e ficou com o título. Mas o mesmo Bugre acabou derrotado pelo São Paulo em 1986.Atlético Paranaense e Chapecoense foram eliminados nas quartas de final do torneio
Leia a notícia completaNo segundo escalão nacional, o Bragantino deu a volta olímpica em cima do São José, em 1989. Enquanto isso, o Novorizontino, em 1994, faturou o título da Série C perante a Ferroviária. Além das divisões do Brasileirão, o extinto Torneio Rio-São Paulo também contou com decisões paulistas.
Outros torneios...
Em 1993, por exemplo, o Palmeiras superou o Corinthians na final. O Timão, por sua vez, bateu o São Paulo em 2002. E esta mesma final aconteceu na Recopa Sul-americana. O Corinthians, em 2013, faturou o título em cima do Tricolor. Há dois anos, o Alvinegro do Parque São Jorge vinha da inédita conquista da Libertadores, enquanto o São Paulo havia ganho a Copa Sul-americana.
Agora, será a vez do Estado de São Paulo marcar presença na decisão da Copa do Brasil. Se o Santos eliminou o São Paulo com dois triunfos, por 3 a 1, o Palmeiras só passou pelo Fluminense nos pênaltis (4 a 1), após derrota no Rio e vitória em São Paulo, por 2 a 1.
A campanha do Peixe no torneio nacional é de 86,1%, chegando a 100% como mandante. São dez vitórias (seis em casa e quatro fora), um empate longe da torcida e uma derrota como visitante, além de 23 gols a favor (melhor ataque) e dez contra. O Santos poderá ser campeão vencendo os três maiores rivais. Antes de enfrentar o Palmeiras na final e de eliminar o São Paulo na semi, o clube da Baixada passou pelo Corinthians nas oitavas de final.Enquanto isso, o Palmeiras ostenta aproveitamento de 72,7% na Copa do Brasil. São sete triunfos (quatro em casa e três fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e uma derrota longe da torcida, além de 23 tentos a favor (melhor ataque) e 12 contra. O Verdão já foi campeão do torneio em 1998 e 2012, enquanto o Santos faturou o título em 2010.
Confira as finais paulistas em torneios regionais e nacionais:*campeões
Série A
1978
Guarani* x Palmeiras
1986
São Paulo* x Guarani
1990
Corinthians* x São Paulo
1991
São Paulo* x Bragantino
1994
Palmeiras* x Corinthians
2002
Santos* x Corinthians
Série B
1989
Bragantino* x São José
Série C
1994
Novorizontino* x Ferroviária
Torneio Rio-São Paulo
1993
Palmeiras* x Corinthians
2002
Corinthians* x São Paulo
Recopa Sul-americana
2013
Corinthians* x São Paulo
Copa do Brasil
2015
Santos x Palmeiras