São Paulo - Santo André e Paulista, entre os 16 campeões, serão as únicas ausências na Copa do Brasil em 2022, segundo levantamento do Sr. Goool. Todos os outros vencedores, enquanto isso, brigarão por mais um título. Na segunda-feira, 17 de janeiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizará o sorteio dos confrontos da Primeira Fase.
Campeão no ano de sua estreia, em 2004, em cima do Flamengo, o Santo André acumula sete participações na Copa do Brasil, sendo a última em 2020. O Paulista também deu a volta olímpica no ano que debutou no torneio nacional. Em 2005, o Galo do Japí levou a melhor sobre o Fluminense. São três participações na competição - a última em 2012.
Entre os outros 14 campeões, Criciúma, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Juventude, Santos, Sport e Vasco começarão a disputa no torneio nacional ainda na fase inicial. Athletico Paranaense, Atlético Mineiro - atual campeão -, Corinthians, Flamengo, Fluminense e Palmeiras, por outro lado, entrarão só na Terceira Fase.
Ao todo, 24 seleções correm atrás do título na edição 2022, que começou no último domingo
Leia a notícia completaRegulamento:
A Copa do Brasil 2022 será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Primeira Fase contará com 80 clubes e será definida em partida única. Em caso de empate, o melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes avançará. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Todas as fases seguintes, por outro lado, serão com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Não haverá "gol qualificado".
Na Terceira Fase, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do Brasileirão (Atlético Mineiro, Flamengo, Palmeiras, Fortaleza, Corinthians, Bragantino, Fluminense e América Mineiro), o campeão da Sul-americana (Athletico Paranaense), o campeão da Copa do Nordeste (Bahia), o campeão da Copa Verde (Remo) e o campeão da Série B (Botafogo).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.