São Paulo - A Copa do Brasil começa democrática, mas afunila e fica disponível para poucos. Pela segunda vez na história, apenas paulistas e cariocas disputarão as semifinais, de acordo com o levantamento do Sr. Goool. O São Paulo empatou, por 2 a 2, com o América Mineiro e pegou a última vaga.
O Tricolor, único semifinalista sem título, desafiará o Flamengo, enquanto Corinthians e Fluminense medirão forças. A atual temporada repete a edição de 2015, quando o Palmeiras se sagrou campeão diante do Santos. Fluminense e São Paulo ficaram nas semifinais.Já o Sudeste dominará as semifinais pela sétima vez. A primeira foi em 1998, também com título do Palmeiras. Cruzeiro - vice - e Santos e Vasco - semifinalistas - completaram as quatro primeiras colocações. Em 2000, o Cruzeiro levou a Copa do Brasil em cima do São Paulo. Santos e Atlético Mineiro caíram uma fase antes.
Em 2006, o torneio acabou nas mãos do Flamengo, que levou a melhor sobre o rival Vasco. Ipatinga e Fluminense pararam nas semifinais. Em 2014, a final mineira teve o Atlético no lugar mais alto do pódio e o Cruzeiro logo abaixo. Flamengo e Santos caíram uma fase antes. Por fim, em 2018, o Cruzeiro levou a melhor sobre o Corinthians. Palmeiras e Flamengo foram semifinalistas.
Nas cinco edições com volta olímpica, o Brasil marcou 78 gols
Leia a notícia completaCampeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com dez títulos. Minas Gerais, por sua vez, assumiu a vice-liderança isolada com oito conquistas, uma a mais do que o Rio Grande do Sul. Já o Rio de Janeiro aparece com cinco. Pernambuco, Santa Catarina e Paraná contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Em relação aos clubes, o Cruzeiro lidera de forma isolada com seis títulos, um a mais do que o Grêmio. O Palmeiras soma quatro. Flamengo e Corinthians estacionaram nos três títulos cada. O Atlético Mineiro chegou a dois troféus. Já Athletico Paranaense, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.