Amazonas - A Copa do Brasil é democrática, conta com representantes de todos os 26 estados e do Distrito Federal. As primeiras fases dão oportunidades aos clubes viajarem para locais que não costumam atuar com frequência. Mas quatro times não sairão de casa na etapa inicial da edição 2022 por conta de duelos estaduais.
No Amazonas, o Manaus visitará o São Raimundo. Se o Tufão terá a vantagem de jogar como mandante, o Manaus, representante do estado na Série C do Campeonato Brasileiro, jogará pelo empate. O mesmo vale para o Brasil, que fará confronto gaúcho diante do Glória, mandante na partida única da Primeira Fase.A Copa do Brasil ainda registrou, no sorteio de segunda-feira, seis confrontos regionais. No Nordeste, o baiano Atlético de Alagoinhas medirá forças diante do alagoano CSA, enquanto o piauiense Altos receberá o pernambucano Sport. O Sudeste também terá dois jogos da região.
A paulista Ferroviária terá um desafio complicado diante do carioca Vasco. Estreante na Copa BR, o Maricá, do Rio de Janeiro, pegará o paulista Guarani. No Centro-Oeste, o mato-grossense União terá pela frente o goiano Atlético Goianiense. Já no Norte, o amapaense Trem jogará em casa contra o paraense Paysandu.
Em relação aos clubes, o Cruzeiro lidera de forma isolada com seis títulos, um a mais do que o Grêmio. O Palmeiras soma quatro. Flamengo e Corinthians estacionaram nos três títulos cada. O Atlético Mineiro chegou a dois troféus. Já Athletico Paranaense, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.
Regulamento:
Torneio foi criado pela CBF em 2022 e será todo disputado em mata-mata com partidas únicas
Leia a notícia completaTodas as fases seguintes, por outro lado, serão com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Não haverá "gol qualificado".
Na Terceira Fase, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do Brasileirão (Atlético Mineiro, Flamengo, Palmeiras, Fortaleza, Corinthians, Bragantino, Fluminense e América Mineiro), o campeão da Sul-americana (Athletico Paranaense), o campeão da Copa do Nordeste (Bahia), o campeão da Copa Verde (Remo) e o campeão da Série B (Botafogo).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.