São Paulo - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, por meio de sorteio, nesta quinta-feira, os confrontos válidos pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Dos oito jogos, dois serão entre campeões, segundo levantamento do Sr. Goool, e seis terão, ao menos, um vencedor em campo.
Segundo maior campeão do torneio nacional com cinco títulos, sendo o último em 2016, o Grêmio desafiará o Juventude, campeão em 1999. O time de Caxias do Sul decidirá a vaga em casa. Isso também foi definido por sorteio. Os jogos serão em 28 de outubro e 4 de novembro, com horários ainda não definidos.No outro duelo de vencedores, o atual campeão Athletico Paranaense enfrentará o Flamengo, responsável por três títulos, sendo o último em 2013. O Mengo decidirá em casa. Os rivais rubro-negros se enfrentaram na final da Supercopa do Brasil e o cariocas levaram a melhor.
Azulão passou pelo XV de Piracicaba, enquanto o Bentão despachou o São Bernardo
Leia a notícia completaDois confrontos, por outro lado, não terão campeões em campo. O Botafogo desafiará o Cuiabá, campeão da Copa Verde. Os mato-grossenses decidirão em casa. Já o São Paulo, com a vantagem de fazer a segunda em casa, pegará o Fortaleza.
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Minas Gerais, por sua vez, assumiu a vice-liderança com sete conquistas, assim como o Rio Grande do Sul. Já o Rio de Janeiro aparece com cinco. Pernambuco, Santa Catarina e Paraná contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Em relação aos clubes, o Cruzeiro garantiu a liderança isolada ao chegar a seis títulos, um a mais do que o Grêmio. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.
Regulamento:
Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do Brasileirão (Flamengo, Santos, Palmeiras, Grêmio, São Paulo, Internacional e Corinthians), o campeão da Copa do Brasil (Athletico Paranaense), o campeão da Copa do Nordeste (Fortaleza), o campeão da Copa Verde (Cuiabá) e o campeão da Série B (Bragantino).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.