São Paulo - A Série B do Campeonato Brasileiro superou a Série A e terá mais clubes na Terceira Fase da Copa do Brasil. O torneio nacional pode ter perdido alguns estados pelo caminho, mas ainda contará com representantes de todas as quatro divisões nacionais. O segundo escalão terá oito clubes, um a mais do que a elite. A Série C, por sua vez, contará com três camisas, enquanto a Série D ficará com duas.
Avaí, Coritiba e Ponte Preta, rebaixados na edição passada do Brasileirão, representarão a Série B na nova etapa da Copa do Brasil. O Sampaio Corrêa, por sua vez, eliminou um clube da elite. Os maranhenses passaram pelo Paraná. CRB, Figueirense, Goiás e Vila Nova engrossam a lista de participantes da Série B na Copa do Brasil. Mas a diferença não é muito grande.
Mas as surpresas ficam para os integrantes da Série D. O paranaense Cianorte eliminou o Criciúma, da Série B, nos pênaltis. Assim como o rival do Sul, o Ferroviário também fez história. O clube cearense foi além e tirou um rival da Série A. A classificação do Ferrão contra o Sport também foi nas penalidades máximas e em plena Ilha do Retiro. Detalhe: o Tricolor perdia de 3 a 0, mas empatou e avançou na cal.
Em relação aos estados, a Copa do Brasil - que começou com representantes de todo o país - ficou reduzida a 13 territórios: Paraná e São Paulo (3), Santa Catarina, Ceará e Goiás (2), Minas Gerais, Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Maranhão e Bahia (1).
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou as datas, horários e locais da Terceira Fase. Os jogos de ida serão realizados entre 28 de fevereiro e 1º de março. Já a volta será em 14 e 15 de março.
Regulamento:Sem falar que a edição 2018 da UEL poderá ter campeão inédito, uma vez que só três clubes já deram a volta olímpica
Leia a notícia completaNas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores (Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Cruzeiro, Flamengo, Vasco e Chapecoense), o campeão da Copa do Nordeste (Bahia), o campeão da Copa Verde (Luverdense) e o campeão da Série B (América Mineiro).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.