São Paulo - A Copa do Brasil, com 86 clubes, terá início nesta quarta-feira com 13 duelos. Ao longo da Primeira Fase, o torneio regional contará com sete confrontos entre clubes das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Em todas as ocasiões, o clube da Série D atuará o primeiro duelo em casa contra o rival de uma divisão superior. (Confira a 1ª rodada!)
Média de público do Campeonato Estadual é de 542 pagantes e total de 12.996
Leia a notícia completaO Vitória da Conquista também não encontrará tranquilidade. O Sport acabou de ser rebaixado na Série A e quer mostrar serviço contra o campeão da Copa Estado da Bahia, em 2012. Bragantino, América Mineiro e Boa Esporte são os outros clubes da Série B que terão confrontos contra os rivais da última divisão nacional.
O clube paulista vai encarar o Águia Negra, atual campeão do Mato Grosso do Sul. A tarefa também não será simples para o América Mineiro. O Coelho tentará eliminar o Gurupi, campeão tocantinense em 2012. Já o Salgueiro buscará ser a pedra no sapato do Boa Esporte. O clube pernambucano foi rebaixado para a Série D na temporada passada.
O mesmo final infeliz aconteceu com o Tupi. O clube mineiro terá pela frente o Luverdense - atual campeão mato-grossense e líder do Estadual. Por fim, o Nacional - campeão amazonense em 2012 - será o adversário do Águia, que luta pelo acesso na Série C do Brasileirão.
Atual!
Com 86 clubes, a Copa do Brasil 2013 terá início em 3 de abril e final marcada para 27 de novembro. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores 2014. Atlético Mineiro, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Palmeiras - representantes nacionais na Libertadores 2013 - têm vagas asseguradas nas oitavas-de-final da Copa do Brasil. O São Paulo, por sua vez, não estará na Copa BR. O Tricolor irá defender o título na Copa Sul-americana. O Vasco, melhor clube classificado no Campeonato Brasileiro da Série A 2012, ficou com a vaga paulista na Copa do Brasil.
Cruzeiro e Grêmio, com quatro títulos cada, são os maiores vencedores da Copa do Brasil. O Corinthians soma três conquistas, seguido por Flamengo e Palmeiras - atual campeão -, com duas. A lista com um título conta com Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma.
Regulamento:
Com 86 clubes, a Copa do Brasil é disputada em sistema de mata-mata ao longo de sete fases. Nas duas primeiras, o clube visitante estará livre da partida de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores.
Em 2013, os clubes da Libertadores Grêmio, Fluminense, Corinthians, Atlético Mineiro e Palmeiras também vão disputar a Copa do Brasil. O Vasco ficou com a vaga do São Paulo que defenderá o título na Copa Sul-americana. Todos esses clubes entrarão nas oitavas-de-final.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior saldo de gols;
2 - Maior número de gols marcados no campo do adversário;
3 - Cobrança de pênaltis.
*Caso dois clubes de uma mesma cidade joguem as duas partidas no mesmo estádio, não será aplicado o item 2º para efeito de desempate.
MANDO DE CAMPO:
O mando de campo, na primeira e na segunda fase, será de acordo ao posicionamento dos clubes no ranking da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Para as demais fases, os mandos de campo serão determinados por meio de sorteio.