São Paulo - O Corinthians tem motivos de sobra para se preocupar, enquanto o Cruzeiro pode quase relaxar. Segundo levantamento do Sr. Goool, apenas quatro vezes o campeão reverteu a vantagem na final da Copa do Brasil. Na última quarta-feira, a Raposa fez 1 a 0 no Timão no Mineirão e, agora, jogará pelo empate. Ao Alvinegro do Parque São Jorge restará uma vitória simples na Arena Corinthians para levar a decisão para os pênaltis ou por diferença de dois ou mais gols para ser campeão direto.
O primeiro vencedor que passou sufoco foi o Internacional. Em 1992, o Colorado foi superado pelo Fluminense, por 2 a 1, no Rio de Janeiro. No Beira-Rio, no entanto, o Inter fez 1 a 0 e deu a volta olímpica. Naquela oportunidade havia o "gol qualificado", diferentemente da atual edição. A segunda vez, enquanto isso, animará muito o bando de loucos.O Cruzeiro, em 1998, também saiu na frente por 1 a 0 e diante da sua torcida. O problema é que na volta, também em São Paulo, e contra o Palmeiras, a Raposa perdeu de 2 a 0 e teve que se contentar com o vice. Já em 2008, o "quase" foi do Corinthians. Os paulistas meteram 3 a 1 no Sport em casa, mas perderam o troféu no 2 a 0 em Recife.
Enquanto isso, a última vez em que um campeão reverteu a vantagem foi a única sem o "gol qualificado". O Santos superou o Palmeiras, por 1 a 0, na Vila Belmiro. No Allianz Parque, o Verdão fez 2 a 1 e também ganhou nos pênaltis, por 4 a 3. Agora, será a vez de Corinthians e Cruzeiro mostrarem de qual lado estarão na história.
Técnico gaúcho tentará seu terceiro título no torneio nacional, o segundo seguido
Leia a notícia completaCampeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com sete conquistas, contra seis de Minas Gerais. Já o Rio de Janeiro ficou com cinco. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Em relação aos clubes, o Grêmio voltou a ganhar a companhia do Cruzeiro. A dupla contabiliza cinco conquistas cada. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.