São Paulo - EUA e Japão voltarão a se enfrentar na final da Copa do Mundo de futebol feminino. No próximo domingo, às 20 horas (horário de Brasília), no Estádio BC Place, em Vancouver, no Canadá, as norte-americanas lutarão pelo terceiro título, enquanto as japonesas buscarão o bicampeonato mundial. Esta é a primeira vez que o Mundial feminino tem repeteco na decisão.
Invicto, clube pernambucano soma 22 pontos e ostenta aproveitamento de 73,3%
Leia a notícia completaAs alemãs, que nesta temporada disputarão o 3º lugar contra a Inglaterra, venceram as edições de 2003 e 2007. Primeiro a Alemanha passou pela Suécia e quatro ano depois superou o Brasil na decisão. Se o Japão sonha em repetir a Alemanha e entrar para a galeria dos maiores vencedores do torneio, a Seleção dos EUA tem outro objetivo.
As norte-americanas poderão se tornar as maiores vencedores da Copa do Mundo Feminina. Hoje, EUA e Alemanha somam dois títulos cada. A Seleção Norte-americana foi a primeira a dar volta olímpica no Mundial. Em 1991, os EUA bateram a Noruega. Oito ano depois, a vítima foi a China. Na história dos Mundiais há ainda a final entre Noruega e Alemanha, em 1995. As norueguesas, naquela oportunidade, ficaram com o título.
A Seleção dos EUA chega à final com aproveitamento de 88,9%. Invictas, as norte-americanas acumulam cinco vitórias e apenas um empate, além de nove gols a favor e só um contra (melhor defesa). Após passar por Austrália, Suécia e Nigéria na Primeira Fase, os EUA superaram Colômbia, China e Alemanha no mata-mata.
O Japão, por sua vez, bateu Camarões, Suíça e Equador na fase de grupos e despachou Holanda, Austrália e Inglaterra no mata-mata. As atuais campeãs têm aproveitamento de 100%. São seis vitórias em seis jogos, além de nove tentos a favor e três contra.
Confira as finais da Copa do Mundo de futebol feminino:*Campeões à esquerda
1991
EUA x Noruega
1995
Noruega x Alemanha
1999
EUA x China
2003
Alemanha x Suécia
2007
Alemanha x Brasil
2011
Japão x EUA
2015
EUA x Japão (em disputa)