São Paulo - A Copa do Mundo, a partir de 1998, passou a contar com 32 seleções. Na primeira fase, as seleções foram separadas em oito grupos com quatro países cada. Desde então, em dez oportunidades uma seleção terminou a fase de grupos com aproveitamento de 100%, como mostrará o levantamento do Sr. Goool neste sábado. Duas foram além e ainda se sagraram campeãs mundiais.
Em 1998, a França - dona da casa - foi avassaladora diante de Dinamarca, África do Sul e Arábia Saudita. O aproveitamento perfeito na primeira fase animou os franceses que conquistariam o primeiro título mundial de sua história. Na mesma edição, a Argentina também superou a fase de grupos com 100%. Os hermanos derrotaram Croácia, Jamaica e Japão. Mas a Argentina não foi muito longe e acabou eliminada nas quartas-de-final.
Na edição seguinte da Copa do Mundo, em 2002, foi a vez do Brasil passar incólume pela fase inicial e acabar com o troféu nas mãos. O time do técnico Luiz Felipe Scolari derrotou Turquia, Costa Rica e China. Mais tarde, o Brasil seria campeão em cima da Alemanha. Já a Espanha, que também ficou com 100% na fase de grupos (superou Paraguai, África do Sul e Eslovênia), cairia nas quartas-de-final.
Batalhão!
Mas o recorde de seleções perfeitas aconteceu em 2006. Nada menos do que quatro seleções terminaram a primeira fase com aproveitamento de 100%. Mas nenhuma delas ficou com o título. A Alemanha chegou até as semifinais. Antes, os alemães venceram todos os desafiantes em seu grupo (Equador, Polônia e Costa Rica). Portugal, que já havia derrotado México, Angola e Irá na primeira fase, também caiu nas semifinais.
País-sede e maior campeão, o Brasil - por outro lado - também é o maior vencedor dos Mundiais
Leia a notícia completaNa Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, a Argentina foi uma das duas seleções com desempenho perfeito na primeira fase. Os hermanos derrotaram a Coreia do Sul, a Grécia e a Nigéria. Mas a seleção sul-americana ficou nas quartas-de-final. Por fim, a Holanda foi bem mais longe. Após somar nove pontos contra Japão, Dinamarca e Camarões, os holandeses garantiram o vice-campeonato mundial.
O Mundial 2014 terá cinco seleções da África (Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Gana e Argélia), seis da América do Sul (Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Equador e Uruguai), quatro da CONCACAF (EUA, Costa Rica, Honduras e México), 13 da Europa (Itália, Holanda, Alemanha, Suíça, Bélgica, Bósnia-Herzegóvina, Espanha, Inglaterra, Rússia, Grécia, Croácia, Portugal e França) e quatro da Ásia (Japão, Coreia do Sul, Irã e Austrália - é da Oceania, mas disputa as Eliminatórias Asiáticas).
Todos aqui!
A Copa do Mundo terá, pela 9ª vez, todos os campeões mundiais em uma mesma edição. Em 2014, o Brasil - maior vencedor do torneio - receberá, Uruguai, Itália, Alemanha, Inglaterra, Argentina, França e Espanha. Essas oito seleções, ao menos uma vez, já venceram a Copa do Mundo.
Campeões!
A Seleção Brasileira é a maior vencedora da Copa do Mundo com cinco títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). Com uma conquista a menos aparece a Seleção Italiana (1934, 1938, 1982 e 2006). Já a Alemanha ostenta três títulos (1954, 1974 e 1990). Argentinos (1978 e 1986) e uruguaios (1930 e 1950) venceram o Mundial em duas oportunidades cada. Enquanto isso, a Seleção Espanhola - atual campeã - puxa a fila das seleções com um título que ainda tem França (1998) e Inglaterra (1966).
Retornos!
Das 32 seleções que estiveram na última Copa do Mundo na África do Sul, apenas oito não estarão no Brasil. A África é uma delas, assim como Paraguai, Coreia do Norte, Nova Zelândia, Eslovênia, Dinamarca, Eslováquia e Sérvia. Enquanto isso, dez das 13 seleções que estiveram na Copa de 1950 no Brasil voltarão ao país. Suécia, Paraguai e Bolívia serão as ausências. Brasil, país-sede, Espanha, Suíça, Itália, Inglaterra, Chile, EUA, México, Uruguai e Croácia que, em 1950, esteve sob a batuta da Iugoslávia, estarão em solo brasileiro.
Regulamento:
Divididas em oito grupos com quatro países cada, as Seleções enfrentarão os rivais do próprio grupo. As duas melhores de cada grupo se classificarão para as oitavas-de-final. No mata-mata até a grande decisão, em caso de empate, terá prorrogação e, se necessário, pênaltis.
Confira as seleções que terminaram a Primeira Fase da Copa do Mundo com 100%:
1998 (França e Argentina)
2002 (Espanha e Brasil)
2006 (Alemanha, Portugal, Brasil e Espanha)
2010 (Argentina e Holanda)