Maranhão - A Copa do Nordeste 2019 modificou o regulamento e terá apenas dois grupos com oito clubes cada na Primeira Fase. Se em 2018, Sampaio Corrêa e Bahia decidiram o título - melhor para os maranhenses -, na próxima edição os rivais medirão forças já na etapa inicial. A Bolívia Querida está no Grupo A, enquanto o Esquadrão aparece no Grupo B. Além da final deste ano, a fase de grupos terá a reedição de outras quatro decisões, segundo levantamento do Sr. Goool.
A mais repetida será entre Bahia e Vitória. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com o intuito de turbinar as arquibancadas e dar certa emoção ao combalido torneio, fez um sorteio direcionado em que os clubes do mesmo estado não poderiam cair no mesmo grupo. A única exceção foi Pernambuco com três representantes.
Enquanto isso, haverá só um campeão entre os oito clubes que buscam o título do torneio
Leia a notícia completaCampeões!
O Vitória é o recordista de títulos com quatro conquistas (1997, 1999, 2003 e 2010). O Bahia, por sua vez, segue com três voltas olímpicas (2001, 2002 e 2017), assim como o Sport (1994, 2000 e 2014). América de Natal (1998), Campinense (2013), Ceará (2015), Santa Cruz (2016) e Sampaio Corrêa (2018) têm um título cada.
Regulamento:
Os 16 clubes - nove campeões estaduais, os vices de Bahia, Pernambuco e Ceará, além dos quatro classificados na Preliminar - serão divididos em dois grupos de oito clubes cada na Primeira Fase. Os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em jogos apenas de ida. Os quatro melhores colocados de cada chave avançarão às quartas de final.
No mata-mata, os jogos serão de ida e volta até definir o campeão da temporada. Em caso de igualdade de pontos, os critérios de desempate serão saldo de gols, gols marcados fora de casa e pênaltis. O campeão da Copa do Nordeste terá vaga assegurada nas oitavas de final da Copa do Brasil.