Minas Gerais - O atual campeão Cruzeiro abrirá a edição 2019 do Campeonato Mineiro, neste sábado, às 17 horas, contra o Guarani, um dos clubes que subiram para a elite. A Raposa começará a defesa do título de olho em encerrar um longo jejum. Desde a década passada, o Trem Azul não fatura dois títulos seguidos. A tabela completa, o regulamento e o simulador estão disponíveis no Sr. Goool.
Segundo maior vencedor do estado, o Cruzeiro foi bicampeão pela última vez em 2008 e 2009. O Estadual Mineiro, aliás, não tem uma dobradinha desde o bi do Atlético em 2012 e 2013. O Galo estreará no Independência, em Belo Horizonte, no domingo, às 17 horas, ante o Boa Esporte.O clássico mais aguardado do Campeonato Mineiro será já na 3ª rodada. Cruzeiro e Atlético se enfrentarão em 27 de janeiro no Mineirão. O Estadual 2019, por sinal, ganhou mais um clássico. Com sede em Juiz de Fora, o Tupynambás, clube que subiu para a elite, reencontrará o Tupi no clássico Tu-Tu. A estreia do Tupynambás, no entanto, será contra o Villa Nova em Nova Lima. A Primeira Fase será encerrada em 20 de março e a final do Estadual acontecerá só em 21 de abril.
Sem falar que Dourado buscará pela segunda vez o tricampeonato estadual
Leia a notícia completaOs duelos das quartas de final serão em partida única (1º x 8º, 2º x 7º e assim por diante). Na semifinal e final, os clubes jogarão no sistema de mata-mata em jogos de ida e volta. Os dois melhores classificados poderão escolher se desejam jogar a primeira ou a segunda partida em casa nas semifinais. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, os donos da melhor campanha avançarão para a final.
Na final, o dono da melhor campanha também poderá escolher se deseja atuar o primeiro ou o segundo jogo em casa. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, o responsável pela melhor campanha será declarado campeão.