São Paulo - Atlético Mineiro, Corinthians - atual campeão -, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e São Paulo são os representantes brasileiros na Libertadores 2013. O sexteto tentará evitar a sina que atormentou os brasucas no início deste novo regulamento.
Bom momento do Goiás começou com o título estadual 2012 e ainda passou pela conquista da Série B
Leia a notícia completaO primeiro eliminado foi o Santo André, campeão da Copa do Brasil. O Ramalhão caiu no grupo do Palmeiras e não conseguiu se classificar. Atlético Paranaense, Santos, São Paulo e o próprio Palmeiras carimbaram o passaporte. No ano seguinte, o Paulista - também vencedor da Copa BR - ficou pelo caminho, ao contrário de São Paulo, Goiás, Corinthians, Internacional e Palmeiras.
A maior surpresa, porém, ocorreu em 2007. O clube brasileiro eliminado já na fase de grupos foi o Internacional, justamente o campeão da Libertadores na temporada passada. São Paulo, Grêmio, Flamengo, Paraná - esses dois no mesmo grupo - e Santos seguiram em frente.
Os clubes brasileiros pareciam que tinham entendido a disputa da competição sul-americana. Mas em 2012, o Flamengo amargou a desclassificação na fase de grupos. O Mengão terminou em terceiro lugar em seu grupo e deu "adeus" ao sonho do bi. Santos e Internacional - no mesmo grupo -, Corinthians - que seria campeão -, Fluminense e Vasco, por outro lado, continuaram na disputa.
Em 2013, dos oito grupos da Libertadores, dois contam com dobradinha brasileira. São Paulo e Atlético Mineira duelam no Grupo 3, enquanto o Grupo 8 conta com Fluminense e Grêmio. O Palmeiras está no Grupo 2 e o Corinthians no Grupo 5.