São Paulo - Ao passo que a FIFA está alterando diversos aspectos da Copa do Mundo e que estarão sendo aplicadas nas próximas Copas do Mundo, a Copa do Qatar será a última neste formato tradicional como a conhecemos. O que torna este campeonato sediado pelo país árabe muito mais especial do que a maioria está imaginando.
Já que, além das seleções de alto nível em maior número e partidas que prometem ser inesquecíveis, colocando os maiores nomes do futebol um contra o outro na busca pela taça lendária da Copa, e também fervilhando o mercado de apostas esportivas que ameaça ficar completamente travado com tantos palpites Qatar 2022.
Cinco fatos interessantes sobre a Copa do Mundo
Uma série de fatos muito interessantes não só sobre o Qatar, mas também sobre a Copa do Mundo poderia ser dita aqui neste artigo, mas resolvemos resumir um pouco e trazer apenas os cinco mais interessantes, veja abaixo:
1. A primeira Copa do Mundo no Oriente Médio
A Copa do Mundo já passou por várias partes do mundo, algumas duas vezes, mas nunca foi sediada por um país do oriente médio. Agora, com uma cidade muito bem desenvolvida como o Qatar, a seleção e votação foi possível, a cidade vem tentando sediar uma Copa do Mundo desde 2010 e agora conseguiu.
2. A primeira Copa do Mundo realizada no Inverno
O Qatar é, literalmente, uma grande cidade que foi construída no meio do deserto com uma arquitetura e engenharia incrível, são ilhas artificias e materiais especiais utilizados na construção da cidade para que pudesse ser um bom lugar para se viver.
#SrGooolNaCopa termina sua série sobre os principais artilheiros de cada uma das 32 seleções
Leia a notícia completa3. Estádios com sistema de climatização
Ainda falando sobre o clima seco e quente do deserto do Qatar e como esta é uma cidade que está a frente em diversos aspectos tecnológicos e estratégicos, os estádios da Copa foram construídos com um sistema complexo de climatização que pode abaixar e manter a temperatura mais amena dentro estádio lotado mesmo que o deserto esteja a 50°.
4. Política do Catar quanto ao Álcool
Os fãs de futebol que gostam de assistir uma partida tomando uma cerveja não ficarão felizes com esta curiosidade, já que o Qatar é terminantemente proibido beber álcool em público, assim como ficar bêbado. Por isso, não serão vendidas bebidas nos estádios da copa.
5. Rússia Banida
Devido aos eventos recentes, onde o governo da Rússia decidiu invadir e iniciar uma guerra contra a Ucrânia, diversos órgãos esportivos como a UEFA e a FIFA decidiram banir times russos de seus campeonatos. Isso incluiu a seleção russa que poderia ter se qualificado para o Qatar.