Mato Grosso - O Vila Aurora desistiu oficialmente de disputar o Campeonato Mato-grossense 2014 por falta de recursos financeiros. De acordo com a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), o Tigre está rebaixado e suspenso das competições por dois anos. Para piorar, o Vila Aurora ainda colaborou para uma situação inusitada no Grupo A do Estadual.
O grupo contava com cinco clubes, sendo que quatro se classificariam para a próxima fase e um seria rebaixado. Com a queda do Vila Aurora, Cacerense, Cuiabá - atual campeão -, Rondonópolis e União já estão classificados. O quarteto apenas definirá a ordem do grupo. A FMF não pode alterar a composição dos grupos por causa do Estatuto do Torcedor. No Grupo B serão seis clubes, sendo que quatro se classificarão e dois serão rebaixados.
No regulamento mato-grossense, não há nenhuma referência sobre a desistência de um clube antes do início do Estadual. O parágrafo segundo do Art. 54 diz apenas da desistência depois do início da competição."Se uma associação abandonar ou for desligada da competição, depois do seu início, os resultados de suas partidas serão anulados, não prevalecendo para qualquer efeito independentemente das sanções da Justiça Desportiva, e seus demais jogos constantes da tabela serão cancelados".
A história do Vila Aurora se torna ainda mais estranha se recuarmos no tempo. O clube foi rebaixado na temporada passada. Mas entrou na Justiça com a alegação de que o W.O. recebido durante o Estadual 2013 não era legal. Durante a reunião para o Campeonato Mato-grossense 2014, a FMF colocou em votação a volta do Vila Aurora e a maioria dos clubes concordou. O Vila foi remanejado à elite, mas meses depois alegou falta de recursos financeiros para deixar a competição.Fora!
Antes do Vila Aurora, o Aracruz também já havia desistido de participar do Campeonato Capixaba. O clube foi rebaixado e sofreu as mesmas punições do rival mato-grossense. A Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) ainda não se manifestou sobre o rebaixamento. Mas com a queda do Aracruz, o Estadual deverá ter apenas mais um rebaixamento.
No Sergipe, a história é diferente. O Olímpico desistiu do Estadual, mas de acordo com o regulamento, o clube não será excluído da competição. O Olímpico perderá todos os seus jogos por W.O. - vitória, por 3 a 0, para o adversário. Os dois piores colocados na fase Classificatória serão rebaixados. Na verdade, só mais um clube irá cair, uma vez que o Olímpico já está condenado.
Outras desistências...
Em 23 dos 24 Estaduais analisados pelo Sr. Goool, o interior supera a capital no número de representantes
Leia a notícia completaNa 2ª Divisão de 2013, foram apenas quatro clubes participantes (Esporte, Santa Cruz, Queimadense e Sport Campina). O Sport Campina foi além, perdeu todos os seis jogos, não balançou as redes, sequer, uma vez e ainda levou 24 gols.
Em Rondônia, se Ji-Paraná e União Cacoalense conquistaram o acesso, mesmo sem disputar a 2ª Divisão, o Espigão desistiu do Estadual 2014. Penúltimo colocado no Campeonato Rondoniense 2013, o Espigão alegou falta de recursos financeiros para ficar de fora da competição. Fundado em 2008, o Espigão - campeão estadual em 2011 e vice em 2012 - tinha disputado todas as edições do Estadual até aqui.
O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes das competições em 2014. Além de matérias com curiosidades e estatísticas, o Sr. Goool terá tabela, classificação, simulador, ranking de público e renda e páginas especiais para todos os clubes. Já estão disponíveis as informações de 24 Estaduais, além da Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa do Mundo.