São Paulo - O debate em relação a fórmula de disputa dos campeonatos nacionais - pontos corridos ou mata-mata - dificilmente acabará. Todo apaixonado por futebol tem seu argumento infalível. Depois de mostrar o panorama nas arquibancadas da Copa do Brasil e do Brasileirão, o Sr. Goool traz - nesta segunda-feira - a disputa pelas vagas nas Séries A e B. Independentemente do gosto em relação a fórmula de disputa, é fato que as duas principais divisões estão emocionantes com a briga pelo G4 e contra o rebaixamento.
A Série A está a seis rodadas de encerrar a edição 2014. Do Internacional, 3º colocado, ao Corinthians, na 7ª posição, a diferença é de apenas dois pontos. O Colorado tem 56 pontos, enquanto Fluminense, Atlético Mineiro, Grêmio e Corinthians aparecem com 54 pontos cada. Apenas o líder Cruzeiro (64) e o vice São Paulo (59) se distanciaram da turma. O Tricolor paulista, porém, não pode se acomodar. Afinal, tem apenas três de vantagem para o Inter.Hoje, Ponte Preta tem apenas um ponto a mais do que o vice-líder Joinville
Leia a notícia completaSérie B!
O mesmo acontece na Série B que já realizou 33 rodadas. Se Ponte Preta (64) e Joinville (63), líder e vice-líder, se distanciaram, a briga pelo G4 ainda segue indefinida. O Ceará, por exemplo, já liderou a competição, mas hoje ocupa a modesta 8ª colocação. Mesmo assim, o Vozão tem 50 pontos, dois a menos do que a zona de acesso.
O Boa Esporte, 7º colocado, tem os mesmos 50 pontos, um a menos do que o Santa Cruz. Avaí, na 5ª posição, e Atlético Goianiense, na última vaga do G4, somam 56 pontos. Já o Vasco aparece no 3º lugar com 56. E dependendo do tropeço dos times de cima, América Mineiro (48), Sampaio Corrêa (47), Luverdense (46) e até o Náutico (45) poderão voltar a sonhar com a Série A.
No descenso, apenas a Portuguesa confirmou a queda. O Vila Nova, penúltimo colocado com 26 pontos, também está a caminho da Série C. Mas as outras vagas seguem abertas. O Oeste está na zona de rebaixamento, no 17º lugar, com 38 pontos - a apenas três do ABC, 13º colocado.
O Mais Querido, assim como o Paraná, soma 41 pontos. O Bragantino, na 15ª posição, aparece com 39 pontos, um a mais do que o Icasa - primeiro clube fora da zona do medo. Ainda nas últimas quatro colocações há o América de Natal com 36 pontos. Alguém arrisca um palpite?