São Paulo - Dnipro e Sevilla, em 27 de maio, no Estádio Nacional, em Varsóvia, na Polônia, farão a 44ª final diferente em 44 edições da UEFA Europa League. Grande surpresa da edição 2014/2015, o Dnipro chegou à final após eliminar o Napoli. Atual campeão e em busca do quarto título no segundo torneio mais importante da Europa, o Sevilla também despachou um clube italiano, a Fiorentina.
Na comparação entre Ucrânia e Espanha, os espanhóis levam ampla vantagem. A Espanha está pela 14ª vez na decisão da UEL. São oito títulos e cinco vices. Só o Sevilla ostenta três conquistas nas três vezes em que esteve na final. Sem falar que o clube espanhol poderá ser o primeiro a obter dois genuínos bicampeonatos.O primeiro aconteceu durante as temporadas de 2005/20006 contra os ingleses do Middlesbrough e de 2006/2007 contra o Espanyol. Em 44 edições, só Sevilla e Real Madrid já foram bicampeões da UEFA Europa League. Apesar da vantagem espanhola, os ucranianos têm uma carta na manga. Na única vez em que a Ucrânia esteve na final, ficou com o título. Durante a temporada 2008/2009, o Shakhtar Donetsk derrotou - na prorrogação - os alemães do Werder Bremen.
Para chegar à final, o clube ucraniano obteve sete vitórias (seis em casa e uma fora), cinco empates como visitante e quatro derrotas (duas diante da torcida e duas fora), além de 15 gols a favor e 11 contra. Aproveitamento de 54,2%. O Sevilla, por sua vez, conquistou dez vitórias (sete em casa e três fora), três empates como visitante e só uma derrota longe da torcida, além de 26 gols a favor e 12 contra. Aproveitamento geral de 78,6%. Em casa chega a 100%.A UEFA Europa League, até aqui, acumula 266 jogos com 136 vitórias dos mandantes, 69 triunfos dos visitantes e 61 empates. Foram marcados 707 gols, sendo 420 dos donos da casa e 287 dos visitantes. Média de 2,66 tentos por partida.
Campeões!
Velha Senhora sonha com o terceiro título, enquanto o Barça quer a quinta conquista na UCL
Leia a notícia completaA lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma e Chelsea.
Os títulos por países tem a Espanha na frente com 14 conquistas, contra 11 da Inglaterra e dez da Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.