Rio Grande do Sul - O Brasil, hoje, briga por uma das quatro vagas do acesso na Série B do Campeonato Brasileiro. E a grande arma do Xavante é a força de atuar em casa. Não por acaso, o clube gaúcho ostenta a melhor campanha como mandante da divisão, segundo levantamento do Sr. Goool. Mas apesar do bom desempenho em campo, o mesmo Brasil aparece com a quinta pior média de público da Série B.
Dos 30 pontos conquistados no segundo escalão nacional - está a dois da zona de acesso -, o Rubro-negro abocanhou incríveis 24 como mandante. São sete vitórias e três empates, além de 16 gols a favor e só quatro contra. Aproveitamento de 80%. Apenas o Brasil ainda não perdeu ao lado do torcedor. Como comparação, o líder Vasco tem 21 pontos em casa.Nas arquibancadas, contudo, o Brasil ocupa a nada honrosa 16ª colocação com média de 2.614 pagantes. O Xavante está a frente apenas de Bragantino (1.415), Oeste (1.399), Luverdense (1.282) e do lanterna Tupi (729). Mas há uma explicação para esta baixa presença da fanática torcida de Pelotas.
Ajax, Celtic, Porto e Steaua Bucureşti são os clubes do Playoff final que já foram campeões da UEFA Champions League
Leia a notícia completaSem estes três públicos, a média do Brasil chegaria a 3.584 apaixonados e deixaria o clube no 11º lugar do ranking da Série B. O Brasil criou uma campanha para os torcedores ajudarem com contribuições na reforma do estádio que passará a ter 20 mil lugares. Outras melhorias estão sendo feitas como a cobertura de parte das arquibancadas, ajustes no gramado, banheiros... Enquanto não acaba, porém, o Brasil tem apoio restrito fora das quatro linhas. Pelo menos, os resultados têm sido positivos em campo.
O Brasil voltará a campo apenas em 19 de agosto, às 20h30, contra o Paraná no Estádio Durival Brito, em Curitiba, pela 20ª rodada da Série B. Fora dos seus domínios, porém, o Xavante anotou só seis pontos em nove rodadas. São cinco derrotas, três empates e uma vitória, além de cinco gols a favor e 14 contra. Aproveitamento de 22,2%. Como visitante, o Brasil tem a sexta pior campanha da divisão.