Espírito Santo - O futebol não olha camisa, tamanho, estado ou histórico quando o assunto é rebaixamento. O Doze, por exemplo, foi vice-campeão na edição 2017 do Campeonato Capixaba, mas neste sábado amargou o descenso ao lado do lanterna São Mateus. Fundado em 2014, o Doze chegou à elite em 2016 e, no ano seguinte, esteve perto do título. Mas a campanha passada pouco ajudou o time na atual temporada. Desde o início o clube de Vitória esteve perto da degola.
Nas últimas seis rodadas, aliás, o Doze figurou na zona do medo. Sem falar na sequência de seis derrotas - como a deste sábado para o líder Serra, por 3 a 1 - e um empate. A campanha geral do Doze registrou sete derrotas (duas em casa e cinco fora), um empate um como mandante e apenas uma vitória ao lado da torcida, além de oito gols a favor e nada menos do que 23 contra (pior defesa).
Top 10 conta com três clubes paraibanos e dois cearenses, baianos e alagoanos, além de um pernambucano
Leia a notícia completaA dupla capixaba engrossa a lista de clubes rebaixados nos Campeonatos Estaduais 2018. São 16 degolados em nove competições diferentes. Além de Doze e São Mateus, os alagoanos CSE e Santa Rita, o baiano Atlântico, os cariocas América e Bonsucesso, os cearenses Tiradentes e Maranguape, o maranhense, Bacabal, os mato-grossenses Dom Bosco e Poconé, os pernambucanos Pesqueira e Belo Jardim e os sergipanos Amadense e Socorrense também já desceram de divisão.