Rio de Janeiro - O Fluminense, no próximo domingo, às 17 horas, vai encarar a Ponte Preta no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, com o objetivo de voltar a encostar no G6. O Tricolor não só busca sua vaga à Libertadores como poderá conquistar feito raro para o Rio de Janeiro. Segundo levantamento do Sr. Goool, apenas uma vez os cariocas tiveram três clubes na mesma edição do torneio mais importante da América do Sul.
Neste momento, o Fluminense ocupa a 9ª colocação com 49 pontos, três a menos do que o Atlético Paranaense, que fecha a zona da Libertadores. O rival Flamengo, 3º colocado com 66 pontos, já está garantido na próxima edição do torneio sul-americano. Enquanto isso, o Botafogo - na 5ª posição com 55 pontos - está a um passo de carimbar o passaporte.
Sr. Goool traz a tabela completa e o simulador de jogos do torneio sul-americano
Leia a notícia completaNo torneio sul-americano de 2012, o Flamengo foi eliminado ainda na Primeira Fase, enquanto Fluminense e Vasco caíram nas quartas de final ante os finalistas Boca Juniors e Corinthians, respectivamente. Como a vaga do Fluminense é complicada, o Rio de Janeiro poderá repetir outras três temporadas.
A primeira dobradinha carioca na Libertadores aconteceu em 1985 com Vasco e Fluminense. Em 2008, o estado foi representado por Flamengo e Fluminense. Já em 2014, na última vez em que o torneio sul-americano recebeu mais de um carioca, Flamengo e Botafogo deram o ar da graça. Em nenhuma destas edições, contudo, o título ficou nas mãos da turma do Rio de Janeiro.