A ambição brasileira à entrada para qualquer edição da Copa do Mundo é imensa e a busca pelo tão desejado hexa, incessante. Desde 2002 a "Canarinha" não ocupa o trono do futebol mundial, mas mesmo assim a seleção tem acumulado títulos nos últimos tempos.
Em 2004, 2007 e mais recentemente em 2019, o time faturou três edições da Copa América e conquistou o mesmo número de vezes a Copa das Confederações (2005, 2009 e 2013), faltando repetir o tão ambicionado êxito global no confronto com as melhores seleções do planeta.
Nesse momento, a seleção tutelada por Tite aponta a um outro objetivo: é na disputa da Copa América, em 2021, que está o foco. A Argentina e a Colômbia são as duas nações designadas para receber a próxima edição da prova continental, que vai decorrer de 11 de junho a 11 de julho de 2021.
Brasil sai como favorito!
A escolha do Qatar para sediar a Copa do Mundo de 2022 levantou várias questões, desde logo relacionadas com o calor que se faz sentir naquele local durante o verão, pouco ou nada propício à prática de futebol. Devido à situação, a Copa de 2022 terá uma calendarização única e será disputada no outono, com início previsto para o dia 21 de novembro e final agendado para 18 de dezembro.
Para lá da situação peculiar em termos de calendarização, importa ainda referir que essa será a primeira edição de uma Copa do Mundo disputada no Oriente Médio e a última a contar com 32 equipes, já que, em 2026, 48 times passarão a participar da competição.
As primeiras cotações associadas ao potencial vencedor da competição já estão definidas, e o Brasil sai na frente em termos de favoritismo. O atual campeão da América do Sul é apontado pelos prognósticos fornecidos por plataformas de apostas online em futebol, que contam com recursos que permitem assegurar melhores odds ao apostar contra outros usuários, com uma cotação de 7.2.
Ainda que a uma longa distância e com muito por acontecer até lá, os primeiros dados no que concerne à briga pela Copa do Mundo de 2022 estão lançados. Para já, as cotações sustentam o otimismo brasileiro.