São Paulo - O México não pertence a América do Sul, mas ainda assim, seus clubes participam da Libertadores. Em caso de título, porém, o campeão mexicano não teria vaga assegurada para o Mundial de Clubes. A vaga seria do vice-campeão. Os mexicanos disputam o maior torneio de clubes do mundo através da vaga dada pela CONCACAF. Em 2014, os representantes do México tentam retomar o prestígio dentro das quatro linhas.
A temporada, porém, não começou muito bem. O Monarcas Morelia caiu ainda na Primeira Fase, eliminado pelo Santa Fe, da Colômbia. Pelo menos, o Santos Laguna já carimbou o passaporte para as oitavas-de-final, com direito a liderança do Grupo 8. O León, apesar do tropeço diante do Bolívar, segue na zona de classificação do Grupo 7 - vice-líder com sete pontos, um a menos do que o líder.
As últimas três temporadas não foram boas para os mexicanos na Libertadores. No ano passado, León e Toluca caíram logo de cara. O Tijuana, por sua vez, foi eliminado nas quartas-de-final pelo Atlético Mineiro, que seria campeão. Neste período, além do Tijuana, o Jaguares, em 2011, chegou até as quartas-de-final. Mas nem sempre foi assim e os clubes do México já causaram muita dor de cabeça aos sul-americanos.O Chivas Guadalajara, por exemplo, foi vice-campeão da Libertadores em 2010. O clube mexicano caiu apenas na final contra o Internacional. Antes, o Cruz Azul já havia atingido tal objetivo. Em 2001, o Cruz Azul foi vice-campeão ao ser derrotado pelo Boca Juniors, da Argentina. América (2000, 2002 e 2008) e Chivas Guadalajara (2005 e 2006) ainda foram semifinalistas.
Início!
A história dos mexicanos com a Libertadores começou em 1973. Os clubes do México tentaram entrar no torneio naquele ano, mas na oportunidade, a CONMEBOL vetou esta possibilidade. A presença dos mexicanos no torneio mais importante da América do Sul aconteceu apenas em 1998, 38 anos após a criação da Libertadores.
Surpresa no ranking de pagantes, porém, é o Araguaína que está na zona de rebaixamento
Leia a notícia completaEm 2005, o México passou a contar com três vagas. Mas em duas oportunidades, os mexicanos tiveram mais de três clubes na Libertadores. Em 2010 foram cinco representantes, enquanto em 2011 foram quatro clubes. Há uma explicação para o excesso de clubes mexicanos em 2010.
Na temporada anterior, em 2009, os mexicanos (Chivas Guadalajara e San Luís) foram eliminados nas oitavas-de-final pela CONMEBOL. A dupla se recusou a disputar a vaga - para as quartas-de-final - em partida única. Os rivais dos mexicanos não queriam ir ao país por causa do medo da gripe suína. Para evitar o mal estar, a CONMEBOL, que havia batido nos clubes do México, assoprou no ano seguinte.
Ou seja, Chivas Guadalajara e San Luís entraram diretamente nas oitavas-de-final e, consequentemente, a fase de grupos da Libertadores 2010 passou a classificar apenas 14. Estudiantes Tecos, Monterrey e Monarcas Morelia, porém, não chegaram ao mata-mata. O San Luís foi eliminado nas oitavas-de-final e o Chivas acabou com o vice-campeonato.
Hoje, os clubes do México têm duas vagas na fase de grupos e uma na Primeira Fase em que é necessário disputar um mata-mata para entrar na Segunda Fase. Os clubes mexicanos seguem em busca do primeiro título em um torneio da América do Sul.
Confira o desempenho dos mexicanos na Libertadores:
1998
Chivas Guadalajara (Primeira Fase)
América (oitavas-de-final)
1999
Necaxa (Pré-Libertadores)
Monterrey (Primeira Fase)
2000
Atlas (quartas-de-final)
América (semifinal)
2001
Atlante (Pré-Libertadores)
Cruz Azul (vice-campeão)
2002
Monarcas Morelia (quartas-de-final)
América (semifinal)
2003
Pumas (oitavas-de-final)
Cruz Azul (quartas-de-final)
2004
América (oitavas-de-final)
Santos Laguna (oitavas-de-final)
2005
Pachuca (oitavas-de-final)
Tigres (quartas-de-final)
Chivas Guadalajara (semifinal)
2006
Pumas (Segunda Fase)
Tigres (oitavas-de-final)
Chivas Guadalajara (semifinal)
2007
Toluca (oitavas-de-final)
Necaxa (oitavas-de-final)
América (quartas-de-final)
2008
Chivas Guadalajara (Segunda Fase)
Atlas (quartas-de-final)
América (semifinal)
2009
Pachuca (Primeira Fase)
San Luís (oitavas-de-final)
Chivas Guadalajara (oitavas-de-final)
2010
Estudiantes Tecos (Primeira Fase)
Monterrey (Segunda Fase)
Monarcas Morelia (Segunda Fase)
San Luís (oitavas-de-final)
Chivas Guadalajara (vice-campeão)
2011
San Luís (Segunda Fase)
León (Segunda Fase)
América (oitavas-de-final)
Jaguares (quartas-de-final)
2012
Tigres (Primeira Fase)
Chivas Guadalajara (Segunda Fase)
Cruz Azul (oitavas-de-final)
2013
León (Primeira Fase)
Toluca (Segunda Fase)
Tijuana (quartas-de-final)