São Paulo - É inquestionável o quanto o esporte pode intervir na realidade da sociedade de maneira impactante, especialmente porque mostra aos cidadãos que, durante um jogo ou uma disputa desportiva, todos são iguais. O esporte, sem dúvidas, implica em uma grande oportunidade de provocar a reflexão das pessoas sobre os valores e as relações interpessoais.
Como surgiu o futebol e seu papel na atualidade
Atualmente, o futebol pode ser visto como uma atividade que promete entregar a seus adeptos momentos de lazer e diversão. Mais do que isso. Mas, afinal, como surgiu esse esporte?
Nesse passo, o futebol passou a ser visto – e é assim até a contemporaneidade – como um canal gerador de entretenimento, emprego e renda, impactando até mesmo na sanidade mental das pessoas. Em outras palavras, o esporte cria relações sociais e identidades, e ainda representa um forte universo simbólico.
Tanto é assim, que o Unicef - Fundo das Nações Unidas para a Infância -, reconhece que o futebol é um instrumento educativo valioso que pode ajudar as crianças a superarem traumas e frustrações. Assim, crianças maiores podem recuperar a infância perdida através do futebol e, pensando nisso, o Unicef costuma utilizar o futebol de muitas formas e nos mais diversos países, sempre com vistas a educar as crianças a manter suas relações com os demais indivíduos, além de diverti-los e protegê-los da violência, dos abusos, e de outros males.
Na lista de 15 campeões há apenas quatro clubes da Série A do Brasileirão
Leia a notícia completaComo surgiu o “Boxing Day”
Existem duas teorias para o surgimento da data. A primeira delas remonta ao século X, quando o Rey Wenceslao, Duque de Bohemia, recorria suas terras no dia 26 de dezembro e foi comovido pela presença de um indigente, para quem deu pão e vinho, desafiando a inclemência do tempo. A segunda versão é em referência ao movimento de grupos de aristocratas britânicos, em que os ricos faziam presentes (alimentos e outros bens essenciais) para os seus serviçais. ricos usarem as caixas de presentes (box) para dar, aos pobres, no dia após o Natal. Esses presentes vinham em caixas, “Box”, em inglês. O dia tomou forma e virou o Dia das Caixas – ou Boxing Day.
Com origem na Inglaterra, esta tradição foi transportada para países como Austrália, Canadá ou Nova Zelândia e é festejada todo dia 26 de dezembro, em numerosos países anglófonos.
O Boxing Day na atualidade
Atualmente, o dia representa um dos mais movimentados do comércio, com as trocas dos presentes de Natal e as liquidações. E foi nesse cenário, que o dia dedicado às compras tomou conta dos eventos esportivos e é um dos pontos altos da Premier League, uma das 04 (quatro) divisões inglesas da Liga Inglesa de Futebol.
Nesta data, as equipes da Liga Inglesa promovem eventos de solidariedade e angariação de fundos para instituições, com a venda de equipamentos e ingressos.
Os efeitos do Boxing Day após a Copa do Mundo do Catar
Com os jogadores que participaram da Copa do Mundo de volta aos seus clubes regulares, o futebol internacional aquece as turbinas para a segunda parte da temporada. Para os amantes do futebol, o Boxing Day vem como um presente de Natal, matando a saudade dos jogos que até alguns dias atrás preenchiam as telas.