São Paulo - A missão do Liverpool não será nada fácil neste sábado, às 15h45 (horário de Brasília), no Estádio NSK Olimpiyskyi, em Kyiv, na Ucrânia. Além de tentar parar o maior campeão da UEFA Champions League e atual vencedor Real Madrid, os Reds buscarão feito que não acontece desde o início do século. A edição 2000/2001 foi a última em que um clube espanhol perdeu o torneio mais importante da Europa para um rival de outro país, segundo levantamento do Sr. Goool.
Naquela oportunidade, o Bayern de Munique superou o Valencia nos pênaltis (5 a 4) após empate por 1 a 1 no San Siro, em Milão. Desde então, porém, a Espanha só ficou com o vice-campeonato em duelos caseiros. Em 2013/2014 e em 2015/2016, o Real Madrid foi campeão em cima do rival Atlético de Madrid. São sete títulos espanhóis (quatro merengues e três catalães) desde a queda para os bávaros.O Liverpool e a Inglaterra, no entanto, não ficaram de braços cruzados neste período. Os Reds, por exemplo, foram campeões em 2004/2005 e ficaram com o vice em 2006/2007. As duas finais aconteceram diante do Milan. Já os ingleses acumularam três conquistas e cinco vices, sendo que 2007/2008 houve final do país entre Manchester United e Chelsea. Sem falar que o Liverpool conhece o caminho para derrubar o Real Madrid.
Fase de Grupos ainda teve vice-líder com campanha superior a de muitos líderes
Leia a notícia completaDois campeões!
A atual final da UCL contará com dois campeões. Entre as 18 decisões do século XXI, dez tiveram vencedores dos dois lados. Neste período, o Liverpool sucumbiu ante o Milan há 11 anos, enquanto o Real Madrid deu a volta olímpica em 2001/2002, 2013/2014, 2015/2016, 2016/2017. Os merengues, com 12 conquistas, são os maiores campeões da Champions League. Os Reds, por sua vez, somam cinco voltas olímpicas.
Campanhas!
O ponto forte do time do técnico Jürgen Klopp é o ataque. Salah, Firmino, Mane e cia. anotaram 46 gols, recorde em todas as edições da Champions League. A campanha até a decisão teve nove vitórias (cinco em casa e quatro fora), quatro empates (dois como mandante e dois como visitante) e uma derrota longe da torcida, além de 46 gols a favor e 16 tentos tomados. Depois de passar por um grupo com Sevilla, Spartak Moskva e Maribor, os Reds eliminaram no mata-mata Porto, Manchester City e, agora, Roma.
Em relação aos títulos por países, a Espanha é a recordista, agora, com 17 conquistas, contra 12 de Itália e Inglaterra. A Alemanha conta com sete feitos na Europa, enquanto a Holanda tem seis. A lista ainda tem Portugal com quatro títulos. França, Iugoslávia, Romênia e Escócia somam uma conquista cada.