São Paulo - O Estado de São Paulo tem um trunfo na manga para se recuperar da péssima Série B do Campeonato Brasileiro que realizou na temporada passada. Maior vencedor da competição (9 títulos), os paulistas não só ficaram sem o acesso, em 2012, como ainda amargaram o rebaixamento com Guarani e Grêmio Barueri.
Ao superar o Atlético Paranaense, Sport foi o último clube da região a ficar com o título
Leia a notícia completaO Estado de Santa Catarina também mostra sua força no segundo escalão nacional. Os catarinenses aumentaram um representante de 2012 para 2013. Se o Criciúma subiu para a elite no ano passado, o Figueirense foi rebaixado, enquanto a Chapecoense conquistou o acesso na Série C. Os dois encontrarão Avaí e Joinville.
Outros oito Estados estarão presentes na Série B do Brasileirão. Ceará (Ceará e Icasa), Minas Gerais (América Mineiro e Boa Esporte) - que perdeu um representante - e Rio Grande do Norte (ABC e América de Natal) contam com dois clubes cada. A turma solitária conta com os Estados de Alagoas (ASA), Goiás (Atlético Goianiense), Pará (Paysandu), Paraná (Paraná) e Pernambuco (Sport).
Como não poderia ser diferente, a Região Sudeste contará com o maior número de clubes (7) - um a mais do que o Nordeste (6). No terceiro lugar aparece a Região Sul com cinco representantes. Centro-Oeste e Norte terão um clube cada na briga pelo acesso.
Confira os clubes da Série B separados por Estados:
Alagoas (1)
ASA
Ceará (2)
Ceará e Icasa
Goiás (1)
Atlético Goianiense
Minas Gerais (2)
América Mineiro e Boa Esporte
Pará (1)
Paysandu
Paraná (1)
Paraná
Pernambuco (1)
Sport
Rio Grande do Norte (2)
ABC e América de Natal
Santa Catarina (4)
Avaí, Chapecoense, Figueirense e Joinville
São Paulo (5)
Bragantino, Guaratinguetá, Oeste, Palmeiras e São Caetano