São Paulo - São Paulo e Rio Grande do Sul são responsáveis por 53% dos títulos da Copa do Brasil, mas não poderão brigar pelo troféu em 2021. Os dois estados não ficavam fora das semifinais desde 2011, segundo levantamento do Sr. Goool. Na atual temporada, porém, o São Paulo foi surpreendido pelo Fortaleza, que pegará o Atlético Mineiro, enquanto o Grêmio foi despachado pelo Flamengo, próximo adversário do Athletico Paranaense.
Os paulistas são os maiores vencedores da Copa do Brasil com dez títulos. O estado, aliás, é o atual campeão com o Palmeiras. Nos últimos dez anos, São Paulo levantou o caneco três vezes e ainda foi vice duas vezes. Já o Rio Grande do Sul ostenta as mesmas sete voltas olímpicas de Minas Gerais.Os gaúchos bateram na trave nas últimas duas temporadas e foram campeões em 2016. Desde 2012, São Paulo ou Rio Grande do Sul ou os dois estados sempre estiveram presentes nas semifinais da Copa BR. A última ausência havia sido em 2011, quando o carioca Vasco foi campeão em cima do paranaense Coritiba. O catarinense Avaí e o cearense Ceará pararam nas semifinais.
Melhor campanha do Leão do Pici havia sido em 2001, nas quartas de final
Leia a notícia completaEm relação aos clubes, o Cruzeiro lidera de forma isolada com seis títulos, um a mais do que o Grêmio. O Palmeiras soma quatro. Flamengo e Corinthians estacionaram nos três títulos cada. Já Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.