São Paulo - Falta de imaginação? Homenagem? Não importa! É tradição no futebol brasileiro alguns clubes terem o mesmo nome de estados e capitais. Nos Campeonatos Estaduais 2014 não será diferente e, de acordo com o levantamento do Sr. Goool, serão dez clubes com nomes de estados e seis de capitais. Há ainda três casos com homenagens para ambos.
O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes das competições em 2014. Além de matérias com curiosidades e estatísticas, o Sr. Goool terá tabela, classificação, simulador, ranking de público e renda e páginas especiais para todos os clubes. Já estão disponíveis as informações de 24 Estaduais, além da Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa do Mundo.
Dos 24 Estaduais com início já programados, 13 terão clubes que homenageiam estados ou capitais. Ceará, Mato Grosso e Tocantins vão além. As duas forças do Campeonato Cearense, por exemplo, são Ceará e Fortaleza. O primeiro, que defenderá o título, presta tributo ao estado, enquanto o Fortaleza carrega em seu escudo a capital.
Enquanto isso, o atual campeão mato-grossense é a "capital". O Cuiabá levou o título de 2013. No próximo ano, um dos rivais do Dourado será o "estado" Mato Grosso. Já no Campeonato Tocantinense, o estado será coadjuvante, enquanto a capital deverá ser protagonista. O Palmas - maior vencedor do estado com cinco títulos - representará a capital, enquanto o Tocantins será o estado. Em 2013, o Tocantins Futebol Clube, de Palmas, foi rebaixado à 2ª Divisão.Sr. Goool já havia mostrado os rankings de clubes das Séries A e B do Nacional
Leia a notícia completaDetalhes!
O Sr. Goool, logicamente, não considerou o Coritiba como homenagem à capital. Uma letrinha faz grande diferença. Se os clubes que não foram rebaixados no Acriano, Amapaense e Roraimense confirmarem presença nos Estaduais 2014, a lista ainda contará com as "capitais" Rio Branco, do Acre, e Macapá, do Amapá, além do "estado" Roraima.
Por outro lado, Alagoas, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia e Mato Grosso do Sul não contarão, em 2014, com clubes que homenageiam estado e capital na elite.
Confira os Estaduais 2014 que contarão com clubes com nomes de estados e capitais:
Amazonense (Manaus)
Baiano (Bahia)
Brasiliense (Brasília)
Capixaba (Vitória)
Cearense (Ceará e Fortaleza)
Goiano (Goiás)
Mato-grossense (Mato Grosso e Cuiabá)
Maranhense (Maranhão)
Paranaense (Paraná)
Paulista (São Paulo)
Piauiense (Piauí)
Sergipano (Sergipe)
Tocantinense (Tocantins e Palmas)