Amapá - O futebol do Amapá não conta com nenhum clube nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. Os representantes do estado na Série D dificilmente brigam pelo acesso. Nada também de mostrar força na Copa do Brasil ou até mesmo na Copa Verde. Mesmo assim, a Federação Amapaense de Futebol (FAF) faz questão de desvalorizar um pouco mais seu produto. Em plena disputa das divisões nacionais, a FAF colocará a bola para rolar pelo Estadual do Amapá só a partir deste sábado.
O Amapaense está entre os Estaduais que não respeitam o calendário oficial da Confederação Brasileiro de Futebol (CBF). Tais disputas deveriam ter sido encerradas no início de maio. Quase dois meses depois, o Amapá dará início a competição e também a briga pelas vagas nas Copas Verde e do Brasil e na Série D. O Santos é o favorito.Também pudera! O Peixe, nesta temporada, finalmente desencantou na Copa Verde - com vitória e classificação - e na Série D está perto de avançar de fase. Sem falar que o Santos é o atual tetracampeão e maior vencedor do século XXI. O Peixe da Amazônia, porém, estreará apenas na quinta-feira, 29 de maio, ante o Ypiranga.
O jogo que abrirá a edição 2017 será entre Independente e São Paulo no sábado, às 19 horas. Todos os duelos acontecerão no Estádio Zerão, em Macapá. Na segunda-feira, às 20h30, o Macapá enfrentará o Santana. Na 1ª rodada, o Trem ficará de folga. Como o Estadual tem sete participantes, sempre haverá um clube de folga.
Tatu venceu o primeiro jogo na temporada apenas na Série D e, agora, briga pela classificação
Leia a notícia completaAs semifinais e a final serão disputadas em jogos de ida e volta. Na semifinal, os dois melhores colocados da Primeira Fase, além de decidir em casa, terão a vantagem de dois resultados iguais. Na final, em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
O campeão terá vagas na Copa Verde, Copa do Brasil e Série D 2018, enquanto o vice-campeão ficará com uma vaga na Série D.