Santa Catarina - Guarani, Hermann Aichinger e Metropolitano são os únicos clubes, entre os dez que disputarão o Campeonato Catarinense 2015, que ainda não foram campeões estaduais. Avaí e o atual campeão Figueirense, por outro lado, são os maiores vencedores do Estado de Santa Catarina.
Se o Figueira venceu pela última vez na temporada passada, o Avaí acumula seca desde 2012. Mas o maior jejum entre os clubes do Catarinense 2015 é do Marcílio Dias. O clube de Itajaí não dá volta olímpica há 52 anos. O Inter de Lages também vive uma longa seca.De volta à elite, o Inter de Lages conquistou o Estado pela última vez em 1965. Em 1974, o clube até foi vice-campeão, mas não voltou a festejar o título. Entre os representantes catarinenses das Séries A e B do Brasileirão, o Joinville amarga o maior jejum.
O JEC, de volta à elite nacional, não vence o Estadual de Santa Catarina há 14 anos. Na temporada passada, o Tricolor foi vice-campeão. Já a Chapecoense, dona de quatro títulos, venceu pela última vez em 2011. Duas temporadas depois, o Criciúma deu a volta olímpica. O Criciúma soma dez títulos, dois a menos do que o Joinville.
Rodada!
Regulamento:
Primeiro duelo entre River Plate e San Lorenzo acontecerá em plena sexta-feira
Leia a notícia completaO Hexagonal será disputado em jogos de ida e volta. Os dois melhores colocados farão a final do Estadual. A decisão será em dois jogos. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, o clube com a melhor campanha do Hexagonal será declarado campeão. O campeão, o vice e o 3º colocado (no Hexagonal) terão vagas asseguradas na Copa do Brasil 2016. No Quadrangular, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores colocados serão rebaixados à Série B.