Tocantins - O Campeonato Tocantinense, penúltimo Estadual de 2019, começará nesta sexta-feira com dez clubes e regulamento, no mínimo, exótico. Agora, restará apenas o Amapaense que ainda não tem data para colocar a bola para rolar. O atual campeão Palmas tentará encerrar um jejum próprio. A tabela, o regulamento e o simulador de jogos já estão disponíveis aos torcedores internautas no Sr. Goool.
O Palmas, maior campeão do estado, não vence duas edições seguidas da competição desde a dobradinha de 2003 e 2004. O Estadual do Tocantins, enquanto isso, teve seu último bicampeão em 2013 e 2014 com o Interporto. O Palmas, aliás, poderá se isolar no quesito conquistas. O clube da capital está empatado com o Gurupi que também estará na elite deste ano.Os dois clubes têm seis títulos cada, sendo que o Palmas foi campeão cinco vezes neste século. A edição 2019 do Tocantinense terá seis campeões em campo. Apenas Força Jovem, Atlético Cerrado, Arsenal e Sparta jamais deram a volta olímpica.
São sete clubes na lista, sendo que o Rubro-negro ostenta seis marcas e as cinco maiores
Leia a notícia completaRegulamento:
Os dez clubes, separados em dois grupos com cinco clubes cada, enfrentarão os rivais da própria chave em jogos de ida e volta. Os três melhores clubes de cada grupo avançarão de fase. Já os lanternas serão rebaixados.
Na Segunda Fase serão três jogos eliminatórias de ida e volta. Os três vencedores avançam, assim como o dono da melhor campanha, na atual fase, entre os perdedores. As semifinais e final também serão em duelos de ida e volta. Ao longo do mata-mata, em caso de empate de pontos e saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
O campeão terá vagas na Copa Verde, Copa do Brasil e na Série D do Brasileirão 2020. O vice-campeão ficará com as vagas para a Copa Verde e Série D 2020.