Rio de Janeiro - A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) conseguiu se superar com um interminável regulamento e o Estadual mais longo da temporada 2017. O Campeonato Carioca terá início, nesta quarta-feira, sem a presença dos chamados grandes. Carapebus e Nova Iguaçu, que conquistaram o acesso e pegaram as vagas dos rebaixados Friburguense e América, estão entre os postulantes às duas vagas da fase principal.
O Carapebus vai encarar o Bonsucesso, em Cardoso Moreira, enquanto o Nova Iguaçu desafiará a Portuguesa no Rio de Janeiro. O outro duelo da 1ª rodada será entre Tigres do Brasil e Cabofriense, em Duque de Caxias. Todos os confrontos serão às 16h30. Esta fase preliminar terá cinco datas e será disputada entre 11 de janeiro e 7 de maio.O Cariocão 2017, porém, será longo. O Estadual do Rio de Janeiro contará com 23 datas. No calendário do futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sugeriu que os Estaduais tivessem só 18 datas e começassem em 28 de janeiro. Os chamados grandes entrarão no Cariocão a partir da Taça Guanabara.
Além de Botafogo, Flamengo, Fluminense e do bicampeão Vasco, Boavista, Macaé, Madureira, Resende, Bangu e Volta Redonda também já estão garantidos na fase principal. A Taça Guanabara ainda terá os dois melhores colocados da Preliminar. O restante dos clubes brigará contra o rebaixamento à Série B.
Regulamento:
O Campeonato Carioca 2017 começará com a fase Preliminar. Seis clubes se enfrentarão em turno único e os dois melhores colocados avançarão à fase principal. Enquanto isso, os outros quatro clubes lutarão contra o rebaixamento.
Só um campeão da Copa Sul-americana faturou o título da Libertadores já no ano seguinteChapecoense tem bons e maus exemplos entre os campeões da Sul-americana na Libertadores
Os campeões da Taça Guanabara e Taça Rio, além dos dois melhores colocados na somatória da fase de grupos dos dois turnos, estarão classificados para as semifinais do Campeonato Carioca. Se um mesmo clube vencer os dois turnos, os três melhores colocados estarão nas semifinais. Estes quatro semifinalistas terão somados os pontos na Taça Guanabara e na Taça Rio para definir aqueles que terão vantagem de decidir em casa e do empate - será partida única. Na final, o melhor de todos, poderá escolher entre atuar a primeira ou a segunda partida em casa. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Na luta contra o rebaixamento, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores colocados serão rebaixados à Série B. Se houver empate de pontos entre o penúltimo e o antepenúltimo colocados, haverá dois jogos extras para decidir o segundo degolado. Se três clubes empatarem em pontos, com exceção do lanterna, haverá confrontos entre estes times em turno e returno.