Mato Grosso do Sul - A Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul (FFMS) tentou inchar seu Campeonato Estadual passando de 18 para 22 datas, mas levou bronca da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e precisou recuar. Mesmo assim, o Sul-mato-grossense 2019 sofreu mudanças no regulamento. A tabela completa, a fórmula de disputa e o simulador de jogos já estão disponíveis no Sr. Goool.
"Após o Conselho Arbitral aprovar o formato de pontos corridos, precisamos consultar a CBF, pois, ficamos com 22 datas, quatro acima das disponibilizadas. A CBF pediu para nos adequarmos nas 18 datas e, por isso, o Conselho Técnico se reuniu novamente", explicou Francisco Cezário de Oliveira, presidente da FFMS.A Primeira Fase, de certa forma, será por pontos corridos. Afinal, o Estadual deixou de ter os tradicionais dois grupos. Agora, todos os clubes se enfrentarão em busca das oito vagas. As outras quatro serão reservadas para o rebaixamento. A edição 2019 ainda não tem todos os clubes definidos.
O Aquidauanense, no último fim de semana, garantiu o acesso. O clube ainda brigará pelo título. Resta mais uma vaga. O Sul-mato-grossense começará em 19 de janeiro. O atual campeão Operário, porém, estreará só no dia seguinte contra o Corumbaense no Morenão, em Campo Grande.
Sem falar que ele ainda se tornou o comandante mais velho a levantar o troféu da Série A
Leia a notícia completaNas quartas de final (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º) serão jogos de ida e volta, assim como a semifinal e final. Os clubes com as melhores campanhas na somatória das fases decidirão em casa o mata-mata.
O campeão e o vice terão vagas na Série D do Brasileirão e na Copa do Brasil de 2020.