Tocantins - As Federações têm como principal missão, para não dizer a única, organizar e planejar seus Campeonatos Estaduais. Pois bem. A Federação Tocantinense de Futebol (FTF) "inovou" e a edição 2019 do Estadual do Tocantins colocará um clube eliminado nas semifinais. A mesma fórmula de disputa já havia sido imposta no Campeonato Paraibano de 2016, mas como não é de se duvidar, não deu certo e foi largada. A tabela completa, o regulamento e o simulador do Tocantinense já estão no Sr. Goool.
Após a fase de grupos, o Estadual do Tocantins terá três confrontos de mata-mata. Os três vencedores passarão, assim como o dono da melhor campanha, na atual fase, entre os perdedores. Como se isso não bastasse, quatro novos clubes estarão em campo na próxima temporada. Em 2018, o Tocantins EC, antes mesmo do início do Estadual, desistiu da sua participação. Já o Paraíso foi excluído após não entrar em campo contra o Interporto e perdeu todos os seus jogos por W.O. (3 a 0).Atual campeão, o Palmas estreará ante o Força Jovem em Lavandeira. Ainda pelo Grupo A, o Interporto receberá o Gurupi. No Grupo B, o Araguaína medirá forças ante o Atlético Cerrado, enquanto o Tocantinópolis pegará o Arsenal. Como os grupos contam com cinco clubes, toda rodada haverá aqueles que folgarão. Na rodada de estreia serão Alvorada no Grupo A e Sparta no Grupo B.
Regulamento:
Atlético Mineiro, São Paulo e Fluminense serão alguns dos clubes com "xarás" de escudos
Leia a notícia completaNa Segunda Fase serão três jogos eliminatórias de ida e volta. Os três vencedores avançam, assim como o dono da melhor campanha, na atual fase, entre os perdedores. As semifinais e final também serão em duelos de ida e volta. Ao longo do mata-mata, em caso de empate de pontos e saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
O campeão terá vagas na Copa Verde, Copa do Brasil e na Série D do Brasileirão 2020. O vice-campeão ficará com as vagas para a Copa Verde e Série D 2020.