Ceará - Que saudade! A Copa do Nordeste 2018 terá, em sua maioria, clubes que disputaram a edição 2017. Mas tem um participante feliz da vida por ter encerrado longo jejum. O Ferroviário, vice-campeão cearense, findou jejum de quase duas décadas sem participar do torneio regional. O Ferrão, indo para sua terceira participação, estava fora da Copa do Nordeste desde 1999.
O clube potiguar fará sua segunda participação na Copa do Nordeste, assim como o Altos, atual campeão piauiense. O Altos está no Grupo C do atual campeão Bahia. O Tricolor acumula 14 participações no Regional. Esse é o mesmo número do rival Vitória e também de Botafogo e CRB. Todos estiveram na edição passada.
O ABC, presente em 2017, acumula 13 presenças na Copa do Nordeste, assim como o Ceará. O Vozão, porém, disputou o torneio pela última vez em 2016. Já CSA e Santa Cruz somam 12 disputas nas competição. O Confiança, por sua vez, tem dez. Todos os outros clubes, enquanto isso, são novatos. Sampaio Corrêa e Salgueiro jogarão pela quarta vez, uma a mais do que o Ferroviário. Altos e Globo tem duas presenças cada.
Com recorde de público no Maracanã, torneio nacional supera a média de dez mil pagantes
Leia a notícia completaRegulamento:
A Copa do Nordeste 2018 voltará a ter 16 clubes e ainda contará com a novidade da fase Preliminar. Nesta primeira etapa, oito clubes brigarão pelas últimas quatro vagas.
Os 16 clubes - nove campeões estaduais, os vices de Bahia, Pernambuco e Ceará, além dos quatro classificados na Preliminar - serão divididos em quatro grupos de quatro clubes cada na Primeira Fase. Os dois melhores colocados de cada grupo, após jogos de ida e volta, avançarão para as quartas de final.
No mata-mata, os jogos serão de ida e volta até definir o campeão da temporada. Em caso de igualdade de pontos, os critérios de desempate serão saldo de gols, gols marcados fora de casa e pênaltis.
O campeão da Copa do Nordeste terá vaga assegurada nas oitavas de final da Copa do Brasil.