Rio de Janeiro - O Fluminense decidirá sua vida na Libertadores, nesta quinta-feira, no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro, diante do Caracas. O Tricolor precisa de um simples empate para carimbar o passaporte. Mas o suspense será levado até o final. O Fluminense ainda não foi eliminado na fase de grupos com esse novo regulamento, implantado em 2005. Mas o clube carioca também não costuma se dar bem quando cai em grupo ao lado de brasileiros.
Desde 2005, o Brasil colocou, ao menos, quatro clubes nas oitavas-de-final da competição sul-americana
Leia a notícia completaEm 1985, o Tricolor das Laranjeiras voltou a cair no mesmo grupo de um brasileiro. Mas desta vez os dois rivais se deram mal. Se o Fluminense amargou a terceira colocação, o Vasco ocupou a lanterna. Mas tudo mudou com a nova fórmula de disputa. Nas últimas três vezes em que esteve na competição sul-americana, o Flu chegou ao mata-mata.
Em sua melhor participação, na temporada de 2008, o Fluminense foi líder do grupo e acabou com o vice-campeonato, sendo derrotado pela LDU-EQU na decisão. Em 2011, apesar da vice-liderança na fase de grupos, o Fluminense chegou às oitavas-de-final, mas sucumbiu perante o Libertad-PAR. Por fim, no ano passado, o clube do Rio de Janeiro liderou seu grupo e ainda eliminou o Internacional nas oitavas-de-final. Mas na fase seguinte, o Flu foi eliminado pelo Boca Juniors-ARG que seria vice-campeão.
Na atual edição, o empate classificará o Fluminense e a vitória garantirá o clube na liderança do Grupo 8. Em caso de derrota, o Tricolor, que soma oito pontos, estará eliminado. Grêmio (7), Huachipato-CHI (7) e Caracas-VEN (6) completam a classificação do grupo.
Confira o desempenho do Fluminense na Libertadores:
1971 (primeira fase)
1985 (primeira fase)
2008 (vice-campeão)
2011 (oitavas-de-final)
2012 (quartas-de-final)