Ceará - Fortaleza e Campinense começam a disputar uma vaga na final da Copa do Nordeste, neste domingo, às 18h30, no Estádio do Castelão. A partida de volta acontecerá, no outro domingo, às 16 horas, no Estádio Amigão, em Campina Grande. Até aqui, cearenses e paraibanos fazem suas melhores campanhas no torneio regional.
Mais experiente do que o rival, o Fortaleza já foi semifinalista em 2001, quando caiu diante do Bahia. Mas tudo começou em 1994, com uma eliminação na primeira fase. Em 1998, o Fortaleza, após passar pela fase inicial, foi lanterna na segunda fase e eliminado no Grupo E. O clube cearense ainda amargou a nona colocação, em 2002, e o 11º lugar, em 2010. Nas duas oportunidades, o Fortaleza caiu na primeira fase.
Federações do Acre e Amazonas ainda não divulgaram as parciais de público e renda
Leia a notícia completaCampanhas!
Para chegar às semifinais, o Tricolor cearense eliminou o Santa Cruz. Na primeira partida, em casa, os rivais empataram, por 3 a 3, mas o Fortaleza venceu, em Recife, por 2 a 1. Antes, o Leão terminou a primeira fase na vice-liderança do Grupo B, com dez pontos. Foram três triunfos (dois em casa - 66,7% - e um fora - 33,3%), um empate em casa e duas derrotas fora, além de sete gols marcados e seis sofridos.
Já o clube paraibano terminou a primeira fase na vice-liderança do Grupo D, com 13 pontos. Sem falar que a Raposa ainda venceu quatro vezes, empatou uma e perdeu outra. Foram nove gols a favor e cinco contra. A Raposa também eliminou um clube pernambucano nas quartas-de-final. Com empates sem gols, em casa, e por 2 a 2, no Recife, o Campinense passou pelo Sport.
Campeões!
O Estado da Bahia é o que mais se prepara para a Copa do Nordeste. Criada em 1994, a competição já viu quatro títulos do Vitória - atual campeão. O rival Bahia, assim como o Sport, soma dois. Enquanto isso, o América-RN já gritou "é campeão" em uma oportunidade.
Regulamento:
Os 16 clubes serão divididos em quatro grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, vão se classificar os dois melhores de cada chave. Nas quartas-de-final, semifinal e final, a disputa será por mata-mata. Em caso de empate no mata-mata, os critérios de desempate serão maior saldo de gols, maior números de gols a favor no campo do adversário e pênaltis.