São Paulo - Olympique e Atlético de Madrid brigarão pelo título da UEFA Europa League no próximo 16 de maio no Parc Olympique Lyonnais, em Décines-Charpieu, na França. Esta será apenas a segunda vez que o torneio europeu será decidido por clubes da França e da Espanha. Enquanto o clube de Marseille disputará sua terceira final em busca do primeiro título, os espanhóis tentarão o terceiro título na terceira decisão.
No primeiro confronto entre França e Espanha, melhor para os espanhóis. A final da UEL de 2003/2004 foi definida no Estádio Ullevi, em Gotemburgo, na Suécia. Naquela oportunidade, o Valencia levou a melhor sobre o próprio Olympique. Sem falar que a Espanha acumula dez títulos e cinco vices na Europa League, enquanto a França ainda não deu a volta olímpica, tendo batido na trave em quatro oportunidades.Desta vez, no entanto, o Olympique jogará em seu país. O clube francês repetirá Feyenoord e Sporting, os dois primeiros clubes a brigarem pelo título da UEL em seu próprio território. A UEFA Europa League passou a ser decidida em partida única na edição de 1997/1998. Os holandeses comemoraram ao lado da torcida em 2001/2002. O Feyenoord bateu o Borussia Dortmund, por 3 a 2, em Roterdã. O Sporting, por sua vez, teve que se contentar com o vice-campeonato. Os portugueses foram derrotados pelo CSKA Moskva, por 3 a 1, em Lisboa, na temporada 2004/2005.
Atlético de Madrid garantiu vaga na decisão da Europa League e Real Madrid decidirá a Champions
Leia a notícia completaA lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma, Chelsea e, agora, Manchester United.
Em relação aos países campeões, a Espanha está na frente com 16 conquistas, contra 12 da Inglaterra e dez da Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.