Minas Gerais - O Atlético Mineiro, atual campeão da Libertadores, estreou no torneio sul-americano com vitória, por 1 a 0, sobre o Zamora, na Venezuela, pelo Grupo 4. Artilheiro da Libertadores 2013, Jô marcou o tento do triunfo. Parte da torcida do Galo chiou e alguns jornalistas criticaram o início do clube mineiro na busca pelo inédito bicampeonato. Mas o que poucos sabem é que o atual campeão costuma ter dificuldades na estreia da Libertadores do ano seguinte.
Para se ter uma ideia, Corinthians, Santos e Internacional tropeçaram em suas estreias no ano seguinte ao título. O último clube que havia ganho após a volta olímpica tinha sido o Estudiantes. Campeão em 2009 sobre o Cruzeiro, o clube argentino estreou, em casa, na Libertadores 2010 com goleada sobre o Juan Aurich, do Peru, por 5 a 1.
O Estudiantes até se classificou na liderança do seu grupo, mas caiu nas quartas-de-final para o Internacional que seria o campeão. O início colorado na Libertadores 2011, porém, não foi nada animador. O Inter não passou do 1 a 1 com o Emelec, no Equador. O clube gaúcho se classificaria na liderança do seu grupo, mas seria eliminado nas oitavas-de-final pelo Peñarol, do Uruguai.Apenas os três primeiros colocados da lista superam a média de dez mil pagantes
Leia a notícia completaO Timão foi outro que estreou com o pé esquerdo. Em 2013, o clube paulista não saiu do 1 a 1 com o San Jose, da Bolívia, fora de casa. Classificado na liderança do seu grupo, o Corinthians seria eliminado nas oitavas-de-final pelo Boca Juniors, da Argentina, justamente a vítima da final em 2012.
Calma!
O Atlético Mineiro, por ter disputado o Mundial de Clubes - ficou na 3ª colocação -, começou sua preparação para a atual temporada depois da maioria dos clubes brasileiros. Para complicar, o clube ainda perdeu o técnico Cuca e contratou o experiente Paulo Autuori. O treinador teve pouco tempo para trabalhar e, aos poucos, dá a sua cara ao Galo Versão 2014.
É verdade que o início do ano não começou do jeito que esperavam os atleticanos - Atlético ocupa a modesta 7ª colocação no Campeonato Mineiro com quatro pontos -, mas o clube está longe de viver uma crise. Mesmo sem empolgar, o Galo estreou no torneio mais importante da América do Sul com vitória, o que não foi feito pelo atual campeão nas últimas temporadas.
Para acabar com a desconfiança do torcedor, o Atlético voltará a campo em 26 de fevereiro, às 22 horas, para encarar o Santa Fe no Estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 2ª rodada do Grupo 4. Os colombianos também estrearam com vitória na Libertadores - 3 a 1 sobre o Nacional, do Paraguai. Antes, o Galo fará o clássico contra o Cruzeiro, neste domingo, às 16 horas, no mesmo Independência, pela 5ª rodada.