São Paulo - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o técnico Dunga bem que tentam se explicar, mas o fato é que a Seleção Brasileira vai, sim, desfalcar os clubes nacionais na reta final das Séries A e B do Brasileirão ao longo das duas primeiras rodadas das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo 2018.
Série B não é importante? Goleiro não é uma posição que dê tanta dor de cabeça? Fale isso para o torcedor botafoguense. Na reta final da briga pelo acesso, o Botafogo ainda ficará sem o camisa 1 no embate contra o Bragantino pela 31ª rodada. Este confronto acontecerá em 12 de outubro, às 19 horas.
Após desafiar o Chile, o Brasil receberá, no Castelão, em Fortaleza, a Venezuela, na terça-feira, 13 de outubro, às 22 horas. Ou seja, o Botafogo será desfalcado pelo time da CBF em duas rodadas consecutivas. O Sr. Goool, neste levantamento, considerou as datas divulgadas no site oficial da entidade.
Mais problemas!
Além do Botafogo, Corinthians, Grêmio, Internacional e Santos também tiveram jogadores convocados por Dunga. O líder do Brasileirão perdeu três atletas (Gil, Elias e Renato Augusto). O Grêmio teve convocado o goleiro Marcelo Grohe, o Internacional ficou sem o goleiro Alisson e Lucas Lima foi o jogador chamado do Santos.
Rodada inicial da Primeira Fase pela UEFA Champions League chegou a três gols por partida
Leia a notícia completaO problema estará na 30ª rodada, disputada entre 14 e 15 de outubro. Lutando pelo G4, o Colorado desafiará o Atlético Mineiro em 14 de outubro, em Belo Horizonte, um dia após o duelo do Brasil contra a Venezuela. Na quinta-feira, 15 de outubro, Grêmio e Santos, em Porto Alegre, farão confronto direto pelo G4, enquanto o Corinthians defenderá a liderança diante do Goiás, em São Paulo.
O Art. 25 do Regulamento Geral das Competições proíbe jogadores de atuarem em um curto espaço de tempo. Caso algum jogador de clube do Brasileirão entre em campo pela Seleção Brasileira e mantenha a maratona na Série A, estará desrespeitando tal artigo do RGC.
"Os clubes e atletas profissionais não poderão, como regra geral, disputar partida sem observar o intervalo mínimo de sessenta (60) horas".
Mas para a CBF, a questão é que nenhum jogo do Brasileirão coincidirá com os duelos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias para a Copa 2018. O resto é outra história. Para os clubes também.
Confira os convocados para os dois primeiros jogos do Brasil nas Eliminatórias Sul-americana:
Goleiros: Jefferson (Botafogo), Marcelo Grohe (Grêmio) e Alisson (Internacional);
Laterais: Fabinho (Monaco-FRA), Rafinha (Bayern de Munique-ALE), Filipe Luís (Atlético de Madrid-ESP) e Marcelo (Real Madrid-ESP);
Zagueiros: David Luiz (PSG-FRA), Miranda (Internazionale-ITA), Marquinhos (PSG-FRA) e Gil (Corinthians);
Meio-campistas: Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE), Fernandinho (Manchester City-ING), Elias (Corinthians), Renato Augusto (Corinthians), Lucas Lima (Santos), Lucas Moura (PSG-FRA), Willian (Chelsea-ING), Philippe Coutinho (Liverpool-ING) e Oscar (Chelsea-ING);
Atacantes: Roberto Firmino (Liverpool-ING), Hulk (Zenit-RUS) e Douglas Costa (Bayern de Munique-ALE).