Rio Grande do Sul - O Grêmio pode ter sido eliminado, em poucos dias, da Copa do Brasil e da Copa da Primeira Liga, mas não perdeu sua essência ofensiva. A torcida pode até ter comemorado a permanência de Luan, mas o ataque tricolor vai muito além do jovem jogador. Tanto é verdade que o time do técnico Renato Gaúcho deu mais uma mostra deste poderio no Campeonato Brasileiro da Série A ao golear o Sport, por 5 a 0, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, no último sábado, no encerramento da 22ª rodada. O Grêmio tem tanta força lá na frente que seu ataque no Brasileirão supera o total de gols de nove rivais durante toda a temporada, segundo levantamento do Sr. Goool.
Vice-líder na Série A com 43 pontos, sete a menos do que o líder Corinthians, o Grêmio contabiliza nada menos do que 40 gols - 18 em casa e 22 fora. Como comparação, o rival paulista balançou as redes adversárias em 33 oportunidades. Os 40 gols do Grêmio no Brasileirão são os mesmos 40 tentos do Atlético Goianiense em 2017. Lanterna na elite nacional, o Dragão também disputou o Estadual Goiano e a Copa do Brasil, mas só conseguiu festejar 23 gols em casa e 17 fora.Pior fizeram os outros oito rivais das Séries B e C. Tais clubes sequer chegam aos números gremistas no Brasileirão. O Brasil, que também é gaúcho como o Grêmio, deu só 38 motivos de alegria para seus torcedores. O clube de Pelotas, além da Série B, disputou o Gauchão e a Copa da Primeira Liga. Ainda no Rio Grande do Sul, o Juventude briga pelo acesso à Série A e, mesmo assim, seu ataque não funciona.
O representante de Caxias do Sul, que participou do Estadual e da Copa do Brasil, tem só 35 gols em toda a temporada. O Botafogo é outro clube que não faz frente ao ataque tricolor. Os paulistas anotaram 33 tentos em 31 partidas ao longo de Paulistão e Série C. O São Bento ainda teve a chance de disputar a Copa do Brasil, mas seu sistema ofensivo contabiliza apenas 32 gols.
Rússia, Brasil, Irã, Japão e México também estiveram no último Mundial e estarão em 2018
Leia a notícia completaAlém do show ofensivo - melhor ataque do Brasileirão -, o Grêmio ostenta 13 vitórias (sete em casa e seis fora), quatro empates (dois como mandante e dois como visitante) e cinco derrotas (duas diante da torcida e três fora), além de 19 gols tomados. Aproveitamento de 65,2%.
O Tricolor gaúcho voltará a campo no sábado, 9 de setembro, às 18 horas, para encarar o Vasco fora de casa pela 23ª rodada da Série A.