São Paulo - O Grupo A1 da Série D do Campeonato Brasileiro pode ser considerado o Grupo da Morte na temporada 2015. Para chegar a esta conclusão, o Sr. Goool levou em conta a presença dos atuais campeões estaduais. Dos cinco clubes presentes no grupo, quatro faturaram o Estadual neste ano. O Vilhena, apesar de ter garantido vaga à última divisão pelo título conquistado no Rondoniense em 2014, foi vice no último sábado ao ser derrotado pelo Genus.
Todos os outros clubes do Grupo A1, porém, deram a volta olímpica em 2015. Maior campeão do Amazonas, o Nacional garantiu presença na última divisão sonhando coma Série C, competição que não disputa desde 2008. O Náutico também fez festa ao lado do torcedor no Campeonato Roraimense. Há sete anos longe da Série C, o Remo tentará mais uma vez o acesso até a Série C, após o título no Paraense. Rebaixado na Série C em 2013, o Rio Branco - campeão acreano - não vê a hora de subir um degrau no Brasileirão.
Novidades nesta temporada serão União da Madeira e Tondela que pegaram as vagas dos rebaixados Gil Vicente e Penafiel
Leia a notícia completaJá o Gama encerrou longo jejum no Distrito Federal e buscará o acesso no Grupo A6. No Grupo A7, o campeão é o Operário. O clube paranaense surpreendeu todos no Estadual. Os Grupos A4 e A8, por outro lado, não terão nenhum vencedor. O Estanciano foi o clube que mais chegou próximo do título no Grupo A4. O clube sergipano foi vice-campeão. O grupo ainda terá o Treze, rebaixado na Série C 2014, e o Serrano que pegou a vaga do Jacuipense após a desistência do rival.
No Grupo A8 também haverá rebaixado da Série C. O São Caetano caiu e, agora, quer voltar ao terceiro escalão nacional. O Metropolitano, por sua vez, é o recordista de participações na Série D entre os clubes de 2015. O representante catarinense só esteve fora da última divisão nacional em 2009. A bola vai rolar neste final de semana. Façam suas apostas!
Mais da Série D...
Nesta temporada, nenhum dos seis campeões da divisão irá disputar a Série D. Vencedor do torneio em 2014, o Tombense jogará a Série C, assim como Botafogo, campeão em 2013, e Tupi, vencedor de 2011. O Sampaio Corrêa, campeão em 2012, está na Série B. Já Guarany, vencedor de 2010, e São Raimundo, campeão em 2009, não terão calendário no segundo semestre.
Caldense-MG, Colo Colo-BA, Comercial-MS, Duque de Caxias-RJ, Estanciano-SE, Foz do Iguaçu-PR, Imperatriz-MA, Inter de Lages-SC, Palmas-TO, Red Bull-SP, São Caetano-SP, Serra Talhada-PE, Serrano-BA e Ypiranga-RS vão debutar no torneio. O Metropolitano, por outro lado, é o recordista de participações entre os clubes de 2015 - seis vezes.
Treze, CRAC, São Caetano e Duque de Caxias disputarão a última divisão nacional após o rebaixamento na Série C 2014. São Caetano e Duque de Caxias, assim como o Serrano são os únicos clubes que estarão na Série D, mas não disputam a elite dos seus Estaduais. A Primeira Fase da Série D, com início marcado para 12 de julho, contará com grupos regionalizados para diminuir a distância das viagens e os gastos dos clubes.Os Estados de Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo terão o maior número de representantes - três cada. Bahia, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul contarão com dois clubes cada, enquanto os outros Estados terão apenas um representante na última divisão nacional.
O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes da Série D. Tabela e simulador já estão no ar. O torcedor internauta ainda terá classificação interativa, estatísticas, curiosidades, ranking de público e renda e muito mais.
Regulamento:
Os 40 clubes serão divididos em oito grupos com cinco representantes cada. Dentro dos seus próprios grupos, os clubes jogarão em partidas de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão às oitavas de final. O mata-mata será definido em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C. Os finalistas ainda brigarão pelo título da Série D.
Confira os grupos da Série D do Brasileirão 2015:
*Campeões estaduais
Grupo A1
Nacional-AM*
Náutico-RR*
Remo-PA*
Rio Branco-AC*
Vilhena-RO
Grupo A2
Guarani-CE
Imperatriz-MA*
Palmas-TO
Ríver-PI*
Santos-AP
Grupo A3
Campinense-PB*
Colo Colo-BA
Coruripe-AL
Globo-RN
Serra Talhada-PE
Grupo A4
Central-PE
Estanciano-SE
Goianésia-GO
Serrano-BA
Treze-PB
Grupo A5
Aparecidense-GO
CEOV-MT
Caldense-MG
Comercial-MS*
Rio Branco-ES*
Grupo A6
Botafogo-SP
CRAC-GO
Duque de Caxias-RJ
Gama-DF*
Villa Nova-MG
Grupo A7
Inter de Lages-SC
Operário-PR*
Red Bull-SP
Resende-RJ
Ypiranga-RS
Grupo A8
Foz do Iguaçu-PR
Lajeadense-RS
Metropolitano-SC
São Caetano-SP
Volta Redonda-RJ