São Paulo - "Invictus! Ninguém. Absolutamente ninguém passa pela melhor defesa do Brasil". É dessa forma que o marketing do Guarani comemora, no facebook, o fato do clube ainda não ter levado gol na Série C do Campeonato Brasileiro. Na vitória, por 1 a 0, sobre o Duque de Caxias, o Bugre realizou sua sexta partida no Grupo B.
O fato deve mesmo ser exaltado por todos. Meses atrás, o mesmo Guarani foi rebaixado com a pior campanha do Campeonato Paulista e com a defesa mais vazada. Na oportunidade, o Bugre levou 41 gols em 19 partidas. Média de 2,15 tentos por jogo.
Não é preciso recuar muito no tempo para saber que uma defesa forte gera bons resultados. O técnico Tite do Corinthians levou o clube paulista ao inédito título da Libertadores com apenas quatro gols sofridos em 14 jogos. O Timão já havia tido o melhor sistema defensivo no Brasileirão 2011, no Paulistão 2012 e 2013.Para piorar, time do Morumbi chegou a seu 11º jogo oficial sem vitória na temporada 2013
Leia a notícia completaNa Série B, o melhor sistema defensivo é de Palmeiras e Paraná com sete gols em dez jogos. A Chapecoense, com apenas nove partidas, levou oito tentos. De volta a Série C, não é só o Guarani que faz sucesso no sistema defensivo.
Líder do Grupo B com 14 pontos - dois a mais do que o Bugre -, o Caxias foi furado em apenas uma oportunidade. Apenas gaúchos e paulistas ainda seguem invictos no terceiro escalão do futebol brasileiro.
Se o Caxias pode assustar o Guarani, o Tiradentes está a um jogo de igualar o rival de Campinas. O clube cearense lidera o Grupo A3 da Série D e também ainda não tomou gol. O Tiradentes realizou cinco partidas, soma 13 pontos e dez gols a favor.
Para se manter intacto e seguir na luta pela classificação, o Guarani voltará a campo no próximo sábado, às 19 horas, contra o Betim, na Arena dos Calçados, em Nova Serrana, pela 7ª rodada da Série C. Até lá, os bugrinos poderão comemorar a melhor defesa do Brasil!