São Paulo - A Seleção da Guiné Equatorial, mesmo com todo o apoio da torcida, está eliminada da Copa Africana de Nações. Os donos da casa, nesta quinta-feira, sucumbiram diante de Gana. A derrota, por 3 a 0, acabou com o sonho da Guiné Equatorial de conquistar pela primeira vez o título do torneio e encerrar um jejum de quase uma década. Desde 2006 o país-sede não consegue conquistar a Copa Africana de Nações.
Último tropeço do Dourado foi contra o União, justamente a última vítima do atual campeão estadual
Leia a notícia completaGana é outra seleção que venceu mais de uma vez em casa. Em 1963, a Seleção Ganesa superou o Sudão na final. Em 1978, Gana foi campeã em cima de Uganda. Outros seis países aproveitaram o fator casa para garantir a conquista da Copa Africana de Nações. A Etiópia levou o título em 1962, seguida por Sudão (1970), Nigéria (1980), Argélia (1990), África do Sul (1996) e Tunísia (2004).
Com a derrota para a Gana, a Seleção da Guiné Equatorial terá que disputar o 3º lugar com a República Democrática do Congo, eliminada por Costa do Marfim. Os donos da casa jogarão no sábado, às 14 horas (horário de Brasília). A final, por outro lado, acontecerá no domingo, às 17 horas (também de Brasília), em Bata. Se Gana buscará seu quinto título, a Costa do Marfim sonha com a segunda volta olímpica.
A lamentar!
Cenas de selvageria foram vistas em Malabo. Os torcedores da Guiné Equatorial, descontentes com a derrota e eliminação, atiraram objetos em campo. A partida foi paralisada. Logo depois, parte da torcida da casa se enfureceu contra os torcedores de Gana que tiveram que entrar em campo para escapar de um verdadeiro massacre. Helicópteros deram ajuda as policiais em campo. A partida foi paralisada novamente por conta de cenas brutais. Só depois o jogo pôde ser encerrado com a classificação de Gana.
Enquanto isso, Costa do Marfim (1992), Zâmbia (2012), Sudão (1970), Tunísia (2004), Argélia (1990), África do Sul (1996), Etiópia (1962), Marrocos (1976) e Congo (1972) aparecem com um título cada na Copa Africana de Nações.