Ceará - O Horizonte é o primeiro clube rebaixado nos Campeonatos Estaduais 2020. O Galo amargou o descenso com uma rodada de antecedência na Primeira Fase do Campeonato Cearense. A queda foi confirmada na derrota para o Floresta por 4 a 1 na última quarta-feira. O Horizonte disputou seis jogos em 17 dias até não ter mais chance de escapar da Série B.
O clube da cidade homônima amarga a lanterna com apenas um ponto, enquanto o próprio Floresta abre a zona do descenso com cinco, a mesma pontuação do Atlético Cearense, primeiro clube fora da degola. Como o Horizonte fará apenas mais um jogo, não tem chances de escapar do descenso.
O clube do interior sofreu cinco derrotas (duas em casa e três fora) e empatou uma ao lado da torcida, além de ter marcado dois gols e sofrido 11. Aproveitamento de 5,6%.
O Galo tem o menor número de vitórias, o maior número de derrotas e o pior ataque.
Ronaldo Oliveira / FlorestaHorizonte perdeu para o Floresta e ficou sem chances de escapar do descenso no Estadual Cearense!
Avaí só empata na estreia e aumenta jejum de vitórias para 19 jogos e quatro meses
Pelo Catarinense, contudo, Leão ostenta nove jogos de invencibilidade
Leia a notícia completa Esta é a segunda queda do Horizonte em cinco anos. O Galo estava na elite desde 2017. Fundado em 2004, o Horizonte Futebol Clube disputou a elite estadual em 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020. O segundo rebaixamento será definido no próximo sábado.
A 6ª e última rodada da Primeira Fase, aliás, será toda disputada no sábado, às 16 horas. O Horizonte cumprirá tabela contra o Pacajus no Estádio Municipal João Ronaldo. O Pacajus, por sinal, também luta contra o descenso, uma vez que soma seis pontos e poderá ser ultrapassado por Floresta, adversário do Guarany, e Atlético Cearense, rival do Caucaia.