Maranhão - O Imperatriz, atual campeão estadual, abrirá a edição 2016 do Campeonato Maranhense, neste sábado, às 20h15 (horário de Brasília), contra o Maranhão e com cobertura total do Sr. Goool. O Cavalo de Aço ainda poderá conquistar um feito inédito para o interior.
Entre os campeões, Sampaio Corrêa - recordista de títulos -, Moto Club, Maranhão, Luso Brasileiro e Ferroviário têm em seus currículos, ao menos, um bicampeonato estadual cada. Agora, o desafio está com o Cavalo de Aço que poderá entrar de vez na história do Campeonato Maranhense.
ABC foi o último clube a conquistar o genuíno tricampeonato no Estadual do Rio Grande do Norte
Leia a notícia completaRegulamento:
No 1º turno, os oito clubes serão separados em dois grupos com quatro times cada. Os clubes enfrentarão os rivais do próprio grupo em apenas jogos de ida. Os dois melhores colocados de cada grupo avançarão ao mata-mata. A semifinal (1º do Grupo A x 2º do Grupo B e 1º do Grupo B x 2º do Grupo B) será disputada em jogos de ida e volta. Os líderes terão a vantagem de dois resultados iguais e no saldo de gols. Na final, o clube de melhor campanha - na fase de grupos + semifinal - terá a vantagem dos resultados iguais e saldo de gols.
No 2º turno, o regulamento é o mesmo. Mas os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B. Se um mesmo clube for vencer o turno e do returno, será declarado campeão. Caso contrário, os vencedores farão a final do Estadual. Enquanto isso, o último colocado na classificação final - somando a pontuação dos dois turnos e do mata-mata - será rebaixado à Série B.
O campeão terá vagas na Série D do Brasileirão 2016, na Copa do Nordeste 2017 e Copa do Brasil 2017. O vice-campeão, por sua vez, ficará com as vagas na Copa do Nordeste 2017 e Copa do Brasil 2017.