São Paulo - A Inglaterra está novamente na final do Mundial de Clubes. O Liverpool, campeão da UEFA Champions League, tentará ganhar o torneio da FIFA pela primeira vez em sua história. A decisão será contra o Flamengo, campeão da Libertadores, neste sábado, às 14h30, no Estádio Khalifa International, em Doha, no Qatar. Mas mesmo pela 4ª vez na briga direta pelo título no atual formato, os ingleses não são muito chegados ao Mundial.
"Realmente eu acho que no Brasil o pessoal é mais alucinado com isso, de ir para o Mundial", disse o William, do Chelsea, em entrevista publicada pelo pessoal do site de apostas online Betway Esportes.
Ainda assim, o Liverpool tentará se recuperar das derrotas para o próprio Flamengo (3 a 0) no antigo Mundial Interclubes, em 1981, para o Independiente (1 a 0), em 1984, e para o São Paulo (1 a 0), já no atual Mundial, em 2005.
"Não é da mesma maneira que se trata no Brasil, mas estamos dando muita importância. Uma competição que queremos ganhar", garantiu Fabinho, volante do Liverpool.
Esta será a segunda vez que os Reds disputarão o título no formato criado pela FIFA
Leia a notícia completaE esta concorrência de campeonatos é o principal fator levantado pelo repórter Liam Twomey, do The Athletic, para o distanciamento dos torcedores ingleses em relação ao Mundial.
"A competição (Mundial de Clubes) começou a ir mal na Inglaterra na primeira final do Manchester United, muitos anos atrás. Eles abandonaram a FA Cup e receberam muitas críticas na Inglaterra por causa disso. Não acho que o Mundial de Clubes realmente se recuperou disso. A importância do torneio aqui ainda não chega nem perto nem mesmo das competições domésticas, muito menos da Champions Legue", resumiu o jornalista. A entrevista completa pode ser acompanhada no blog da Betway.
Títulos garantidos!
Os Diabos Vermelhos, por sinal, são os únicos campeões do Mundial da FIFA. Em 2008, o United bateu a LDU. Quatro anos depois, o Chelsea foi derrotado pelo Corinthians. Além destas quatro finais no atual formato, os ingleses acumulam outro título do Manchester United (1999) e os vices do próprio United (1968), Liverpool (1981 e 1984), Aston Villa (1982) e Notthingam Forest (1980).